Ulsan - A seleção testa uma nova formação na última partida pela primeira fase da Copa do Mundo. Já classificados às oitavas-de-final, os brasileiros precisam de um empate diante da Costa Rica, amanhã, às 3h30 (de Brasília), para garantir o primeiro lugar do Grupo C. Na segunda fase, o campeão do C enfrentará o vice do Grupo H, e o segundo, o primeiro da chave brasileira. Japão, Bélgica, Rússia e Tunísia ainda brigam por duas vagas na outra chave.
Tudo indicava Ricardinho como novo titular do time. No último coletivo antes da partida contra a Costa Rica, o jogador recebeu o colete para treinar no time principal. Ao final do treino, no entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari mudou de idéia e anunciou que Edílson será o titular, e não o meia corintiano.
O atacante do Cruzeiro marcou o único gol dos reservas na derrota por 2 a 1 para os titulares e acabou o coletivo na equipe de cima. ‘‘Vai jogar a mesma equipe que tem jogado nos treinos, apenas com a entrada do Edílson. É uma única mudança’’ disse o técnico.
Para poupar os três jogadores que estão ‘‘pendurados’’ com um cartão amarelo – Ronaldinho, Roque Júnior e o reserva Denílson –, o treinador irá escalar o time com Edmílson na zaga e agora Edílson formando o trio ofensivo com Ronaldo e Rivaldo, com este voltando para armar as jogadas.
Denílson, o ‘‘12º jogador titular’’ da seleção, é outro que está descartado para esta partida. Ele também tem um cartão amarelo. Duas advertências na Copa tiram o jogador da próxima partida. Caso chegue à segunda fase com apenas um amarelo, este será ‘‘perdoado’’.
Se Roberto Carlos e Roque Júnior não têm as vagas no time titular ameaçadas, o mesmo não pode ser dito em relação a Ronaldinho Gaúcho ou até Juninho. Retardatário, Ricardinho se integrou ao time na última quarta-feira e entrou no segundo tempo da partida contra a China. Segundo Scolari, o jogador do Corinthians cadenciou mais o time.
‘‘Não vim preocupado em ser titular. Primeiro penso em ajudar o time. Mas, se eu jogar, farei o melhor pela seleção’’, afirmou Ricardinho, que pode conquistar de vez uma vaga no meio-campo caso tenha uma atuação mais destacada que tiveram até agora Ronaldinho e Juninho.
Coletivo – No último coletivo preparatório para a partida contra a Costa Rica, os titulares venceram os reservas por 2 a 1. Juninho e Ronaldo marcaram para o time principal, e Edílson descontou. Roberto Carlos, que será poupado no jogo, participou normalmente do treino e ficou entre os reservas. ‘‘Já não estou sentindo mais dores, mas acharam melhor eu me preservar nessa partida. Eu agradeço, mas a minha vontade era jogar’’, disse.
Bye bye Ulsan – Quando deixou Ulsan ontem à noite com destino a Seul, a seleção brasileira deixou seu quartel-general fixo. Se chegar à final da Copa, em Yokohama (Japão), viajará para mais cinco cidades diferentes em um intervalo de apenas 16 dias.
No sábado, se terminar a primeira fase na liderança do Grupo C, o time de Luiz Felipe Scolari embarca, de avião, para Kobe, onde disputará as oitavas-de-final, no dia 17. Caso vença, viaja de trem para Shizuoka e, com mais um triunfo nas quartas, para Saitama, onde disputa uma vaga na final.
Se perder na quinta para os costarriquenhos, o itinerário será diferente: viaja de avião para Miyagi e de trem para Shizuoka, Saitama e, finalmente, Yokohama.




Em Suwon
Costa Rica
Lonnis; Wallace (Drummond), Marin, Wright e Martinez; Castro, Solis, Centeno e Wanchope; Gomez e Lopez. Técnico: Alexandre Guimarães
Brasil
Marcos; Lúcio, Ânderson Polga e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Juninho e Júnior; Edílson, Ronaldo e Rivaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Gamal Ghandour (Egito)
Estádio: Da Copa do Mundo
Horário: 3h30 (de Brasília)

mockup