A Prefeitura de Londrina, por meio da FEL (Fundação de Esportes), fará a descompactação do gramado do estádio do Café. Os trabalhos terão início nesta quinta-feira (2), após o jogo do Londrina contra o Coritiba, e devem levar de dois a quatro dias.

Compactação do gramado foi alvo de críticas do técnico do LEC,  Márcio Fernandes.
Compactação do gramado foi alvo de críticas do técnico do LEC, Márcio Fernandes. | Foto: Vivian Honorato/N.Com

O serviço conta com a aeração do gramado, top dressing, fertilização e remoção do excesso de grama conhecido como “colchão” ou “thatch”. Esse processo é necessário para manter o gramado saudável e faz parte dos cuidados de manutenção do espaço. Com ele, garante-se o crescimento de novos brotos de grama, fortalecimento das raízes e uma absorção maior dos nutrientes e adubos aplicados.

Tudo isso ajuda a manter o campo adequado aos jogos de futebol, pois quando o solo fica compactado, impede-se a troca de gases entre o ar e o solo; dificulta-se a infiltração de água, prejudicando a drenagem; e limita-se o crescimento de uma grama nova. “Devido à pandemia de Covid-19, houve uma prorrogação dos campeonatos de futebol, por isso não conseguimos fazer a descompactação antes. Agora, o procedimento está liberado e será realizado”, explicou o presidente da FEL, Marcelo Oguido.

O procedimento é realizado com equipamento profissional, que perfura o gramado, através de pinos de 15 a 25 cm de extensão. Já o top dressing é a aplicação de mistura de areia lavada com fertilizantes e substratos para gramados. Feito com o uso do equipamento chamado Top-Dresser, seu objetivo é regularizar a superfície ao mesmo tempo em que adiciona nutrientes ao solo.

Para executar esses trabalhos, a Prefeitura realizou licitação com o valor máximo de R$ 79.775,02. Através do processo licitatório a Prefeitura de Londrina conseguiu economizar 14% do valor previsto, fechando os trabalhos ao custo de R$ 68 mil. Com esse valor, contratou-se duas descompactações, pois esse trabalho deve ser realizado a cada seis meses. A empresa responsável pelos trabalhos será Grasstecno Gramados, Paisagismo e Serviços Ltda.

Ao todo, o estádio do Café tem 11 mil m² de área, sendo 8.800 m² do campo e 2.200 m² de entorno. Após os trabalhos de manutenção, o Café volta a receber jogos, com a partida do Londrina x CSA no dia 18 de setembro.

O técnico Márcio Fernandes chegou a criticar a qualidade do gramado na entrevista pós-jogo do Londrina contra o Vila Nova, quando disse que o campo não propicia uma condição melhor para segurar uma bola, para tocar um pouco mais e respirar um pouco. “A bola fica viva, pula muito e o domínio é tardio. Isso faz com que o adversário chegue na marcação e dificultou ainda mais a criação de nosso time”, apontou. Na época ele ressaltou que a qualidade do gramado do estádio do Café é diferente do campo de treinamento da SM Sports.