Menos de três meses após reabrir o Moringão, a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) notificou a empresa responsável pela colocação do piso da quadra a devolver o dinheiro investido pelo município. A alegação é que a quadra apresenta diversos problemas, como deformação no madeiramento e ondulações.

Considerada de última geração pela própria FEL, piso do Moringão apresenta ondulações meses após ser instalado por empresa de Foz do Iguaçu
Considerada de última geração pela própria FEL, piso do Moringão apresenta ondulações meses após ser instalado por empresa de Foz do Iguaçu | Foto: Gustavo Carneiro/11-07-2023

Os defeitos começaram a aparecer logo na primeira semana de utilização do ginásio. O Moringão foi reinaugurado no dia 20 de maio, com a disputa da Taça Brasil de Clubes de Futsal Feminino. O principal ginásio de Londrina ficou fechado por quase quatro anos em razão de uma reforma que teve muitos problemas de cronograma e que custou mais de R$ 7 milhões. Só a troca do piso custou R$ 1,2 milhão aos cofres municipais.

"Tínhamos feito um acordo inicial com a empresa para a troca de alguns setores da quadra, mas não encaminhou. A questão é que não temos garantia se novos problemas vão surgir no futuro, então notificamos a empresa para que retire o piso e devolva o dinheiro", afirmou o presidente da FEL, Marcelo Oguido, em entrevista a rádio Paiquerê 91,7. "O piso não está legal e o produto não está bom. É preciso haver pelo menos a garantia de um mínimo de qualidade".

No mês passado, a FEL fez uma vistoria técnica com representantes da Xlam do Brasil Estruturas, de Foz do Iguaçu, vencedora da licitação, no ginásio. A empresa alegou que os problemas apresentados haviam sido causados por mau uso da estrutura, além de excesso de umidade na quadra, o que gerou as ondulações na madeira.

A Xlam se comprometeu a fazer a manutenção dos pontos danificados, desde que o município arcasse com as despesas do material. A proposta não foi aceita pela FEL.

O advogado da Xlam, Maurício Defassi, afirmou a FOLHA que a empresa recebeu a notificação da FEL e já respondeu ao município. De acordo com o defensor, a Xlam contratou uma perícia técnica e tem provas documentais, inclusive com imagens e fotos, além de depoimentos de servidores da FEL, de que os problemas gerados no piso foram ocasionados em razão da lavagem do ginásio.

"Temos imagens, que foram enviadas a FEL, que a quadra foi molhada com mangueira de bombeiro e a perícia apontou que todo o problema foi ocasionado pelo excesso de umidade. A FEL recebeu um manual de instruções de como utilizar este piso, mas pelo visto não seguiu as normas", frisou Defassi. "Apresentamos também certificados que temos capacidade técnica para este serviço, inclusive com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete".

Marcelo Oguido garantiu que em nenhum momento a quadra do Moringão foi molhada. Segundo o presidente da FEL, apesar das imperfeições no piso, os eventos esportivos e culturais agendados para o ginásio estão acontecendo normalmente. Oguido afirmou ainda que um novo processo licitatório será aberto para a compra de um novo piso.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link