São Paulo - Ele faz a coisa parecer simples e fácil. O suíço Roger Federer conquistou ontem seu 16º título de Grand Slam ao derrotar o britânico Andy Murray por 3 sets a 0 (6/3, 6/4 e 7/6) na decisão do Aberto da Austrália.

''Estou na lua por ganhar aqui de novo'', afirmou Federer, que perdeu a final do ano passado para o espanhol Rafael Nadal, mas já soma quatro títulos do torneio - é o maior vencedor de Melbourne no profissionalismo (desde 1968) ao lado do americano Andre Agassi.

Aos 28 anos, sem previsão de se aposentar e sem apresentar um histórico de contusões graves, Federer já ostenta dois Grand Slams a mais do que o antigo recorde, que o americano Pete Sampras estabeleceu no último torneio da carreira. ''Sempre soube que eu tinha algo especial'', afirmou após o título o número um do mundo. ''Mas tenho que trabalhar extremamente duro. Eu me sinto pressionado pela nova geração que vem chegando'', completou Federer, para, em seguida, citar seu adversário de ontem. ''Caras como o Murray me fazem um jogador melhor. Acho que tive uma das minhas melhores performances em muito tempo, se não a melhor.''

Federer destacou a estratégia do britânico. ''Andy é muito paciente da linha de base. Estou satisfeito por ter tido calma e demonstrado agressividade, pois é assim que você tem que ser ao enfrentá-lo.''

mockup