SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quinta-feira (31) o áudio do VAR do polêmico pênalti de Marcos Rocha no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, que terminou com a vitória do São Paulo sobre o Palmeiras por 3 a 1.

O lance aconteceu na reta final do primeiro tempo, quando o placar ainda apontava 0 a 0 no Morumbi. Alisson tentou o cruzamento e a bola desviou em Marcos Rocha. Imediatamente, os jogadores do São Paulo reclamaram de um toque de mão do jogador palmeirense.

O árbitro Douglas Marques das Flores inicialmente mandou o jogo seguir, mas recebeu da equipe do VAR a recomendação para a 'revisão de um possível pênalti'. "A bola toca no braço, O jogador [Marcos Rocha] está com braço antinatural, ampliando seu espaço", sugeriu a equipe de vídeo.

Douglas, então, caminhou para o monitor de vídeo e fez as seguintes observações. "No campo, eu tinha visto pegar nesse braço direito. Pega no braço esquerdo, e a bola ia passar, aumentando seu espaço corporal", diz, antes de pedir outra câmera.

"Não é um chute na meta, é um cruzamento, então é tiro penal sem cartão", complementa.

Na cobrança, Jonathan Calleri deslocou Weverton e abriu o placar para o São Paulo. Pablo Maia e novamente Calleri ampliaram, enquanto Raphael Veiga descontou para o Palmeiras.

A marcação do pênalti foi bastante contestada pelo Palmeiras. Abel Ferreira chegou a dizer em coletiva que o campeonato está 'inquinado', ou seja, 'sujo', 'com manchas'.

"A eliminatória parte daqui condicionada. Uma coisa é não ter VAR, outra é ter VAR. O senhor Douglas [Marques] foi muito bem [na primeira decisão ao não marcar o pênalti], mas alguém quis ser protagonista. Quando há dúvidas, prevalece a decisão do árbitro. Tem que ser uma coisa escandalosa e o VAR estava a comer pipocas. Faça o que fizer, esse Paulista está inquinado".