O FC Cascavel promete recorrer a todas as instâncias esportivas possíveis e até pedir a paralisação do Campeonato Paranaense para reverter a perda de seis pontos, imposta pelo TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná), em julgamento na segunda-feira (26).

Imagem ilustrativa da imagem FC Cascavel promete até parar Paranaense para reverter perda de pontos
| Foto: Felipe Fachini/FC Cascavel

O, até então, líder do Estadual foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal por ter escalado o goleiro reserva João Pedro de forma irregular no jogo contra o Paraná Clube, na primeira rodada do Paranaense. O FCC venceu o confonto por 1 a 0.

Com 17 anos, o goleiro não tinha contrato profissional e, por isso, não poderia ser relacionado para a partida, de acordo com artigo 65 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

Com a perda dos seis pontos, além de uma multa de mil reais, o Cascavel caiu para o quinto lugar na classificação agora com oito pontos. O novo líder é o Coritiba, que tem 13.

“Vamos recorrer a tantas instâncias foram necessárias e, se for o caso, vamos parar o campeonato para recebermos um tratamento justo e digno pelo trabalho que vem sendo feito pelo FC Cascavel”, afirmou o presidente do clube, Valdinei Silva.

O time do Oeste paranaense foi denunciado pelo procurador Felipe Dias por infringir o artigo 214 do CBJD, que trata da escalação irregular de atletas, e prevê a perda dos pontos da partida, independente do resultado e multa que pode varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

A votação na Primeira Comissão Disciplinar do TJD teve um placar de 4 a 1 a favor da punição. O FC Cascavel pode recorrer aos Plenos do TJD-PR e STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

“O resultado nos causou estranheza porque fomos induzidos ao erro por uma falha no sistema da Federação. Mesmo assim, a Lei Pelé nos dá garantias e permite a utilização de até cinco jogadores amadores em competições oficiais. Não houve prejuízo ao espetáculo já que o jogador ficou no banco de reservas e não caberia uma penalidade tão radical assim”, protestou Silva.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link