Favoritos vencem com tranquilidade na Austrália
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Folhapress 
São Paulo - Em busca do primeiro título do Aberto da Austrália de sua carreira, o espanhol Rafael Nadal teve uma estreia avassaladora no Grand Slam. Ontem, o líder do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) precisou de apenas 1h17 para bater o belga Christophe Rochus por 3 sets a 0, com confortáveis parciais de 6/0, 6/2 e 6/2.
Com cinco títulos de Grand Slams no currículo (quatro de Roland Garros e um de Wimbledon), Nadal disputa a chave principal do primeiro torneio da série na temporada pela quinta vez.
Sua melhor participação em Melbourne foi a semifinal alcançada no ano passado. Na ocasião, ele perdeu a chance de enfrentar o sérvio Novak Djokovic na decisão ao ser derrotado em três sets pelo francês Jo-Wilfried Tsonga, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2.
Classificado para a segunda rodada na Austrália, o espanhol terá pela frente o croata Roko Karanusic, número 92 da lista classificatória da ATP. Os dois tenistas nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Murray
Apontado como um dos favoritos ao título do Aberto da Austrália, o escocês Andy Murray teve sua estreia em Melbourne, ontem, facilitada pela desistência do seu rival, o romeno Andrei Pavel.
Após perder o primeiro set por 6/2 e estar em desvantagem de 3/1 no segundo set, Pavel desistiu da partida, levando Murray à segunda rodada do torneio -irá enfrentar o espanhol Marcel Granollers.
Número quatro do ranking da ATP, Murray chegou à Austrália credenciado pelo título do Torneio de Doha, no Qatar, na primeira semana desta temporada.
Nesse evento, derrotou dois tenistas top 10: o suíço Roger Federer, segundo da classificação, na semifinal, e o norte-americano Andy Roddick, nono colocado, na decisão. Além de Federer, Murray também saiu vitorioso de quadra em seus últimos jogos contra o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking, e o sérvio Novak Djokovic, terceiro da lista.
Vice-líder do ranking feminino, a norte-americana Serena Williams também teve uma estreia tranquila no Grand Slam. Com parciais de 6/3 e 6/2, ela fez 2 sets a 0 na chinesa Meng Yuan, número 123 do mundo.
Irmã de Serena, Venus Williams, sexta do planeta, iniciou sua trajetória na Austrália com um duplo 6/3 na alemã Angelique Kerber, 100 do ranking. Na segunda rodada, Venus terá pela frente a espanhola Carla Suarez Navarro, enquanto Serena jogará contra a argentina Gisela Dulko.


