Itu - No primeiro treino tático comandado por Mano Menezes, já com um esboço de time de 2009, ficou nítido que caberia ainda mais uma contratação para o elenco do Corinthians. Uma carência que pode fazer muita falta no decorrer da temporada: um meia-armador. A diretoria corintiana, no entanto, exalta a manutenção da base de 2008 para apostar alto em 2009, agregada aos seis reforços estrategicamente contratados, segundo Mano - falta chegar somente o argentino Sérgio Escudero, porque o clube ainda não depositou os US$ 500 mil (R$ 1,1 milhão) da primeira parcela ao Argentinos Juniors.
O treinamento foi apenas em metade do campo, com nove jogadores na linha. Os titulares jogaram apenas com um zagueiro, Jean. William estava com dores no pé e foi poupado. Já Chicão se recupera de uma gripe e treinava fisicamente ao lado de Ronaldo e Douglas em outro campo. Esses três voltaram de férias acima do peso e estão fazendo um trabalho diferenciado na pré-temporada.
E foi a ausência de Douglas que chamou a atenção. Foi quando se percebeu que o substituto que Mano tem para o camisa 10, um canhoto habilidoso, é o lateral-esquerdo reserva Wellington Saci. Que já atuou nessa função em algumas partidas da Série B e mostrou que não é bem o local de campo de sua preferência.
''O elenco está fechado. A comissão técnica acredita que não precisa repor posições'', explicou o vice-presidente de futebol, Mário Gobbi. E o treino tático ficou ainda pior porque Morais estava fora do time principal. Como está 125 dias suspenso por causa dos socos que trocou com rivais do Avaí no penúltimo jogo da Série B e só voltará em abril - o recurso será julgado em 16 de janeiro -, a dupla de criação corintiana foi formada por Saci e Elias.
O segundo volante que arrebentou na Série B voltou a atuar na posição em que se destacou na Ponte Preta.''É uma posição que me sinto melhor realmente, mas já estava me acostumando em marcar e sair jogando'', comentou Elias.
No jogo-treino de hoje, contra a União Barbarense, em Itu, Chicão, William e Douglas devem atuar. No treino desta quinta, Souza fez dois gols e Jorge Henrique um. Para os reservas marcaram Fabinho e Lulinha.

mockup