Em fase de crescimento, as crianças precisam ao máximo de estímulos para o desenvolvimento motor. O futsal, uma das atividades físicas que mais agradam, principalmente aos meninos, pode ser um ótimo canal para atingir esse objetivo.
Um projeto do Sesi de Londrina é um bom exemplo. Com meninos de 7 a 13 anos, os professores procuram estimular o desenvolvimento através da bola pesada. ''O nosso foco principal é o aprimoramento do repertório motor das crianças'', afirmou o coordenador do Projeto Futsal do Sesi Londrina, Jackson Barbosa Jorge, 39 anos.
Mas como fazer com que as crianças deixem um pouco a competição de lado para assimilar os outros benefícios do futebol? ''Trabalhamos as bases motoras de forma lúdica. Nessa idade, tem que ser assim, principalmente até o Sub-9'', explicou o professor. ''Se amanhã ou depois optarem por outro esporte, a criança vai ter a habilidade motora'', continuou.
Para as mães, o futsal tem outro objetivo: diminuir o sedentarismo dos filhos. Com computador, videogame e outras tecnologias, aliado à falta de segurança das ruas, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes que abandona os esportes e as brincadeiras. ''Algumas mães nos procuram para tirar o filho da frente da tevê e do computador, que acarreta em obesidade''.
O projeto também prega a disciplina. ''Para eles (os meninos) é mais diversão, mas aprendem a disciplina também. Aprendem a respeitar aos companheiros, aos advogados, aos professores e às regras'', contou Jackson.
O professor ressalta ainda que nesta faixa etária, é importante que a pressão por resultados seja deixada de lado, principalmente pelos pais. ''A pressão atrapalha e muito. Eles não têm idade para suportar pressão por resultados. O nome do projeto já diz: 'Atleta do Futuro'. E isso fica claro quando os pais no procuram, pois deixo especificado os objetivos. Se quiserem competição, tem que ir para outro lugar. Aqui eles aprendem os fundamentos de forma lúdica, sempre brincando'', concluiu.

mockup