Fala, Professor
Os cursos de Educação Física têm no seu currículo a disciplina de ''Organização e Administração Esportiva'', que tem o objetivo de ensinar aos futuros professores de escolas ou coordenadores de equipes os aspectos extra-campo ou extra-quadra, ou seja, aquele trabalho de ''bastidor'' que irá viabilizar a prática esportiva ou a disputa das competições.
A professora da disciplina na Unopar, em Londrina, é Renata Albino, 31 anos, que coloca esses conhecimentos em prática no seu trabalho como supervisora de eventos e também das equipes femininas de futsal da universidade, que disputam competições por todo o País.
''Neste caso é legal, pois consigo passar para os meus alunos a minha vivência na área e também informo como as outras equipes do País também trabalham para a viabilização dos seus projetos de alto rendimento, seja captando recursos públicos ou arrumando patrocínios'', afirmou Renata. Um dos aspectos que a professora ressalta é que no momento atual - de grandes desafios financeiros para os clubes - há necessidade cada vez maior de organização das equipes fora de quadra.
''Procuro passar aos acadêmicos que as equipes precisam ter um bom trabalho feito com profissionalismo e por profissionais'', enfatiza. Renata reconhece que esta função do supervisor e do organizador esportivo é um tanto quanto nova para o pessoal da área de Educação Física. ''Mas aos poucos eles terão que se adaptar e aprender a gostar disso. Porque hoje, a maioria dos que atuam no marketing esportivo dos clubes ainda vem da área da administração e vendas'', relata.





