SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Os motores da Fórmula 1 voltaram a roncar na manhã desta quarta-feira (23). A primeira atividade da categoria em 2022 aconteceu em Barcelona, na Espanha, com os testes coletivos que trouxeram surpresas e curiosidades.

Primeira oportunidade para os fãs da categoria verem os carros na pista, esta foi também a primeira chance das equipes olharem de perto o que as rivais estão preparando para a temporada que vai começar no dia 18 de março.

Atual vice-campeão, o inglês Lewis Hamilton não perdeu tempo e, vestido um sobretudo, gorro, máscara e óculos escuros, saiu passeando pelo pit-lane para dar uma observada no que era feito na garagem das outras equipes.

Um dos focos de Hamilton pode ter sido o RB18, do atual campeão Max Verstappen. Depois de todo o mistério feito pela Red Bull, o carro foi finalmente apresentado. A grande novidade apresentada foi uma agressiva lateral do carro, que apresenta uma divisão do fluxo de ar que é levado para a traseira.

Da Alfa Romeo, porém, o heptacampeão não deve ter tirado muita informação. O carro, que foi lançado na semana passada, apareceu na pista com uma pintura especial, toda camuflada. A equipe, que terá a dupla Valtteri Bottas e Zhou Guanyu no cockpit, teve Robert Kubica dando as primeiras voltas da temporada.

Quem optou por mostrar o carro sem os segredos da Alfa Romeo ou a badalação da Red Bull foi a Haas, que mostrou seu VF22 de forma oficial.

O mais rápido no primeiro teste foi Charles Leclerc, da Ferrari, que fechou em 1min20s165 em uma das quase 80 voltas que deu no circuito. A McLaren de Lando Norris foi a segunda mais rápida da sessão, com 1min20s474 como melhor das 50 voltas.

George Russell, que fez 77 voltas com sua Mercedes, fez o terceiro tempo (1min20s784). Sebastian Vettel, da Aston Martin, fez a quarta melhor parcial (1min21s276, em 52 voltas), seguido por Yuki Tsunoda (1min21s638, em 44 voltas).

Verstappen, atual campeão da categoria, foi quem mais deu voltas (80) e terminou com o sexto tempo da primeira sessão (1min22s246).

Na sequência vieram Fernando Alonso, da Alpine (1min23s317, em 54 voltas), Nicholas Latifi, da Williams (1min23s379, em 66 voltas), Nikita Mazepin, da Haas (1min24s505, em 20 voltas), e Robert Kubica, com apenas nove voltas, foi o mais lento da manhã (1min25s909).

Os testes no Circuito da Catalunha seguirão até a sexta (25). Depois disso, a categoria ainda fará nova bateria experimental no Bahrein, entre 10 e 12 de março, a uma semana da abertura da temporada, também no Circuito de Sakhir, no dia 20.