F-Truck tem briga pela liderança em Cascavel
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de agosto de 2012
João Fortes<br>Reportagem Local
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck chega hoje à sua segunda metade com os ingredientes certos para uma bela corrida, em Cascavel (Oeste), a partir das 13h10, com transmissão da Band. A expectativa de público, segundo a assessoria de imprensa do evento, é de aproximadamente 50 mil pessoas. E, com a pista do Autódromo Zilmar Beux tendo recebido novo asfalto e estando mais larga - tem agora 12 metros -, espera-se também uma prova extremamente veloz.
É justamente aproveitando essa velocidade que muitos pilotos pretendem buscar as melhores posições e, consequentemente, pontos na tabela de classificação.
Entre os três primeiros colocados, a briga é acirrada pela liderança do campeonato, que atualmente está nas mãos do pernambucano Beto Monteiro, da equipe Scuderia Iveco.
Com 94 pontos, ele destaca o bom trabalho de acerto de suspensão e motor que vem sendo feito em seu caminhão como um fator importante para somar pontos e se manter na liderança. ''Desde Goiânia a configuração que aplicamos está funcionando muito bem. Por isso, mais uma vez, estaremos bem competitivos'', disse Monteiro, através da assessoria de imprensa. Ele tem como melhor histórico na pista de Cascavel a segunda colocação em três etapas - 2004, 2006 e 2007.
Quem tem boas chances de tirar a liderança de Monteiro é o ibiporãense Leandro Totti (ABF Racing Team). Com 78 pontos, apenas 16 a menos que o líder, Totti conta que nunca havia corrido de caminhão em Cascavel, apenas em outras categorias, mas se diz animado para a disputa de hoje. ''O caminhão está muito bom, já nos primeiros treinos se comportou bem e a pista está muito legal, pelo menos uns três segundos mais rápida'', afirma o piloto, que fez o segundo melhor tempo no treino de sexta-feira.
E motivos para ficar otimista ele tem de sobra, já que venceu as duas últimas etapas do campeonato - em São Paulo e Goiânia. Agora corre pela terceira vitória consecutiva, mas ressalta que o fundamental é se manter bem posicionado na competição. ''A expectativa é chegar na frente e vamos tentar largar o melhor possível para isso. Mas estamos pensando, principalmente, no campeonato e não vamos forçar o caminhão''.
Nos últimos dez anos apenas quatro pilotos da Truck conseguiram vencer três provas consecutivas, Roberval Andrade em 2002, Djalma Fogaça e Wellington Cirino em 2003 e Felipe Giaffone em 2007. Em 2008, foi a vez de Cirino repetir a façanha.
Mas Totti terá que enfrentar outro piloto com chances de assumir a liderança do campeonato. Terceiro colocado, com 71 pontos, o paulista André Marques (RM Competições), nunca correu na pista de Cascavel, mas não encara isso como algo significante e diz que a vontade de ganhar é bem maior. ''Pelo histórico a pista é boa para os nossos caminhões. E vou com a 'faca na cabeça', como se diz, para voltar a ser vice, ou quem sabe assumir a liderança'', encerrou.