F-Indy terá nove brasileiros em Jacarepaguá
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de maio de 1999
Por Castilho de Andrade 
Rio, 09 (AE) - Os 54 carros da Fórmula Indy já estão nos box do autódromo de Jacarepaguá. As equipes trouxeram, além dos carros 99, alguns modelos do ano passado. Os brasileiros Gualter Salles Jr. (equipe Bettenhausen) e Luis Garcia Jr. (equipe Payton Coyne), por exemplo, correrão com modelos Reynard 98, substituindo os pilotos Shigueaki Hattori e Denis Vitolo. Os vôos especiais da TAM, de Indianápolis e Miami, trazendo os pilotos e responsáveis pelas equipes, desembarcam segunda-feira à noite no Rio.
Na quinta-feira, os pilotos disputam as primeiras duas sessões de treinos livres. A corrida, 5º etapa do campeonato, pela primeira vez, será no sábado, 13h, com transmissão ao vivo pelo SBT, Net (SporTV) e Sky (canal 1). Pela primeira vez, o automobilismo brasileiro estará representado por 9 pilotos em uma etapa da Indy.
Além de Salles e Garcia, estão confirmados Tarso Marques
com Penske-Mercedes (equipe Penske), Christian Fittipaldi, Swift-Ford (Newman-Haas), Cristiano da Matta, Reynard-Toyota (Arciero), Gil de Ferran, Reynard-Honda (Walker), Tony Kanaan, Reynard-Honda (Forsythe II), Hélio Castro Neves, Lola-Mercedes (Hogan) e Maurício Gugelmin, Reynard-Mercedes (PacWest).
A única vitória brasileira na prova de Jacarepaguá foi em 96, na estréia, com André Ribeiro. Os canadenses Paul Tracy e Greg Moore venceram em 97 e 98. "Quero fazer desta uma semana inesquecível no Rio. Teremos festas e promoções todos os dias", disse ontem Émerson Fittipaldi, da Sports International Marketing, que assumiu a promoção da corrida em 99. O percurso da corrida também mudou. Dos 400 quilômetros nos três primeiros anos, passou a 200 milhas (321,8 quilômetros), em 108 voltas.
Hoje, Tim Meyer, vice-presidente da Cart, solicitou uma barreira de pneus na parte interna da saída da curva 4. Esta foi a única alteração pedida para a corrida. O circuito está pronto para a corrida de sábado. O oval de Jacarepaguá esteve ocupado com quatro horas de treinos para a Fórmula 3 sul-americana, uma das provas preliminares da Rio-200.
Como esta será a primeira vez que carros da F-3 correrão em um circuito oval, a organização decidiu conceder um longo treinamento livre, em duas sessões, para que os pilotos se adaptem ao traçado e encontrem o acerto ideal dos monopostos. O mais rápido no período da manhã foi o sul -matogrossense Hoover Orsi com o tempo de 49s106. "No começo achei estranho andar no oval. Mas depois de algumas voltas estava adaptado. E acabei achando até mais fácil do que em um circuito misto onde você tem que reduzir a cada curva", explicou.
A organização da corrida, hoje, recebeu a informação de que o piloto inglês Mark Blundell, companheiro de equipe de Maurício Gugelmin, na PacWest, estará desembarcando amanhã, no Rio. Blundell bateu o carro, na terça-feira, em St. Louis, e passou dois dias hospitalizado. Blundell, para correr no Rio, terá que se submeter a um exame médico, na quinta, antes do início dos treinos livres.
Amanhã de manhã, às 10h, em Copacabana, Maurício Gugelmin conduzirá seu Reynard-Mercedes, abrindo a inversão da mão na avenida Atlântica. Será a segunda promoção especial da semana, depois da festa de abertura do GP Telemar Rio-200, no navio Pioneiro, ancorado no Pier Mauá. Na quarta-feira, Émerson Fittipaldi liderará um passeio de mais de dez mil motos, saindo do Copacabana Palace e terminando em Jacarepaguá.


