F-Indy: Jimmy Vasser é pole em Brooklin
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de julho de 1999
Por Castilho de Andrade 
Brooklin, EUA, 24 (AE) - O piloto Jimmy Vasser, com Reynard-Honda (equipe Chip Ganassi), larga na pole position das 500 Milhas de Michigan, 12ª etapa da Fórmula Indy ( e 7ª em um oval), amanhã, no circuito de Brooklin. O melhor brasileiro é o mineiro Cristiano da Matta que ficou com a 10ª posição do grid. A largada está prevista para às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela SporTV (canal local), Sky (canal 1) e teipe pelo SBT a partir das 23 horas.
Os pilotos brasileiros, que tinham obtido boas médias horárias nos treinos livres, não se deram bem no acerto do carro para a tomada individual de tempos. Nos ovais, os pilotos dão quatro voltas na pista, um de cada vez, para obter o tempo de largada. "Sem o vácuo entre os carros, nos treinos livres, os carros ficaram mais lentos na tomada oficial", justificou Cristiano da Matta. Seu companheiro de equipe, Scott Pruett, surpreendeu na tomada de tempos ficando com o 4º lugar.
"A Toyota melhora a cada prova", disse Cristiano. O melhor brasileiro diz que só acertará o carro para a prova no warm up, amanhã de manhã. "A corrida é longa e a questão dos pit stops será muito importante", comentou.
Nos dois dias de treinos livres, o mais rápido foi Adrian Fernandez, com Reynard-Ford (equipe Patrick), que alcançou hoje de manhã a média horária de 375,13 km. A marca foi muito próxima do recorde absoluto do oval que pertence a Jimmy Vasser, com 377,57 km/h, em 96. A diferença é que, desde 98, os carros utilizam uma nova asa traseira para reduzir a velocidade. Entre os brasileiros, Roberto Moreno foi o mais rápido nos livres com a média horária de 373,06 km.
"Felizmente a corrida é de 500 Milhas onde a posição de largada tem uma importância menor", comentou Gil de Ferran, um dos candidatos ao título este ano, que só obteve o 15º tempo (e o 1º entre os carros equipados com pneus Goodyear). No campeonato, Juan-Pablo Montoya lidera com 113 pontos contra 106 de Dario Franchitti, 96 de Christian Fittipaldi e 95 de Michael Andretti. Classificação: 1º - Jimmy Vasser, Reynard-Honda (Chip Ganassi), 31s358 (média horária de 369,43 km.).
2º - Adrian Fernandez, Reynard-Ford (Patrick), 31s381; 3º - Juan-Pablo Montoya, Reynard-Honda (Chip Ganassi), 31s397. 4º - Michael Andretti, Swift-Ford (Newman-Haas), 31s418.
5º - Scott Pruett, Reynard-Toyota (Arciero), 31s497.
Brasileiros:
10º - Cristiano da Matta, Reynard-Toyota (Arciero)
11º - Tony Kanaan, Reynard-Honda (Forsythe)
13º - Roberto Moreno, Reynard-Mercedes (PacWest)
14º - Maurício Gugelmin, Reynard-Mercedes (PacWest)
15º - Gil de Ferran, Reynard-Honda (Walker)
16º - Christian Fittipaldi, Swift-Ford (Newman Haas)
19º - Hélio Castro Neves, Lola-Mercedes (Hogan)
24º - Gualter Salles, Eagle-Toyota (All American Racers).


