Curitiba - Os campeões mundiais de futebol Cafu, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo estiveram na manhã de ontem em Curitiba para a inauguração da exposição "Brasil, um país, um mundo", que traz peças históricas do futebol brasileiro, como fotos, vídeos e instalações interativas. A exposição será aberta ao público a partir de hoje.
As peças estão expostas no Memorial de Curitiba. O acervo conta ainda com relíquias que mostram a evolução do futebol desde a década de 1930. Camisas usadas em jogos de Copas do Mundo e outros torneios, além de troféus, medalhas, bolas e chuteiras, são alguns dos elementos que o público poderá encontrar.
"Brasil, um País, um Mundo" exibe curiosidades como a introdução do couro de canguru na fabricação de chuteiras, a partir de 1954, por ser mais leve e resistente, e a placa eletrônica de substituição criada pelo brasileiro Eduardo Lamboglia, em 1996, e usada pela primeira vez na Copa do Mundo em 1998.
A exposição, entretanto, não mostra apenas o futebol em si, mas também a relação dele com o torcedor e outras práticas sociais, como a religião, além da evolução tecnológica relacionada ao esporte, tanto na estrutura do estádio quanto na cobertura midiática. A mostra é dividida em quatro temas: paixão, diversidade e sagrado; tecnologia; história e moda. Os visitantes poderão conferir dados sobre a evolução de uniformes, regras, bolas, estádios e transmissão. Além disso, poderão testar seus conhecimentos sobre futebol e escalar sua seleção brasileira de todos os tempos.
Curitiba é a segunda capital a receber a exposição - a primeira foi Brasília. O objetivo é chegar a todas as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 até o mês de junho, quando começam as partidas pela disputa da taça mais cobiçada do futebol mundial.
Na capital paranaense, a exposição fica no Memorial de Curitiba até o dia 3 de fevereiro. As visitas podem ser feitas diariamente, das 10h às 19h, com entrada franca.