O ex-zagueiro Marinho foi homenageado pelo Flamengo no domingo (1º) e ganhou um busto na Gávea, sede do clube. A homenagem faz parte de um projeto do rubro-negro para eternizar os campeões do mundo de 1981.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-zagueiro Marinho é eternizado no Fla com busto na Gávea
| Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Ao lado da família, Marinho esteve no Rio de Janeiro para cortar a fita que revelou o seu busto, que ficará exposto no hall principal da sede social, em frente ao Museu do Flamengo. Marinho jogou no Flamengo entre 1980 e 1984 e participou do maior time da história do clube, conhecido como geração de ouro. O londrinense foi companheiro de grandes craques que passaram pela Gávea como Zico, Júnior, Andrade, Mozer, Leandro e Nunes.

Em entrevista ao site oficial do Flamengo, Sandro Rilho, idealizador das homenagens aos campeões de 1981, falou sobre o projeto. “O projeto dos bustos é uma homenagem do Clube de Regatas do Flamengo em parceria com o Patrimônio Histórico, o Fla Gávea e o Fla Nação. É uma grande honra poder homenagear os nossos eternos e sagrados ídolos rubro-negros, eternizar os 11 titulares da histórica final com seus bustos imortalizados na nossa sede", ressaltou Rilho. O próximo a ser homenageado será o ex-atacante Lico, que chegou a treinar o Londrina em 2004.

Trajetória

Em cinco anos no rubro-negro, o ex-zagueiro Marinho conquistou 10 títulos no Flamengo, entre eles o de tricampeão brasileiro - 1980, 1982 e 1983 -, o da Libertadores e o do Mundial Interclubes em 1981, quando o Flamengo venceu o Liverpool na final, no Japão. Marinho disputou 219 jogos com a camisa rubro-negra e marcou seis gols.

Marinho foi revelado na base do Londrina e estreou no profissional do Tubarão em 1975. Em 1977, foi emprestado ao São Paulo, mas a sua passagem pelo Morumbi foi curta. Retornou ao LEC e após brilhar nas temporadas de 1978 e 1979 foi vendido ao Flamengo, que era comandado pelo técnico Cláudio Coutinho.

Após brilhar no rubro-negro, Marinho jogou ainda no Atlético Mineiro, no Botafogo e em alguns clubes pequenos do Paraná, como Arapongas e Umuarama. Encerrou a carreira no Londrina em 1989, aos 37 anos. Atualmente com 67 anos, Marinho continua morando em Londrina. A reportagem não conseguiu falar com o ex-jogador.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link