A vida do outro lado do Atlântico tem sido melhor do que o esperado para o volante Rômulo, ex-Londrina. Negociado em junho pelo Alviceleste com o Portimonense, o jogador comemora a rápida adaptação e a titularidade neste início de temporada em Portugal.

Aos 23 anos, o jogador integrou um pacote de quatro atletas junto com Luquinha, Felipe Vieira e Casagrande negociados pelo LEC com o clube de Portimão – em agosto o LEC vendeu também o atacante Anderson Oliveira para o clube português. Rômulo foi por empréstimo de um ano, mas agradou tanto aos dirigentes portugueses que teve os seus direitos econômicos adquiridos e assinou um novo vínculo de cinco anos.

“O meu primeiro objetivo era começar bem a temporada porque eu tinha apenas um ano para mostrar o meu futebol. Felizmente pude agradar e a minha adaptação foi muito rápida. Os treinadores aqui me deram também todo o suporte que eu precisava”, comentou o volante.

Rômulo foi titular em todas as partidas da pré-temporada e nos cinco jogos oficiais que o clube fez até agora – quatro pela Liga Portuguesa e um pela Taça da Liga. No Campeonato Português, o Portimonense é o 12º colocado – são 18 participantes -, com quatro pontos em quatro rodadas. Na derrota para o Sporting por 3 a 1, de pênalti, o ex-londrinense marcou o seu primeiro gol no novo clube.

Rômulo tem sido titular no início da temporada e já marcou um gol pelo novo clube
Rômulo tem sido titular no início da temporada e já marcou um gol pelo novo clube | Foto: Portimonense Futebol SAD

“O Portimonense não é muito diferente do Londrina. É um clube que procura comprar jogadores de qualidade para vender no futuro. O atrativo que o clube oferece é estar na Europa, jogar a Série A e enfrentar os grandes do país como Benfica, Porto e Sporting. Vi uma grande oportunidade e, por isso, decidir vir”, afirmou.

O Portimonense virou a nova vitrine e a porta de entrada para muitos jogadores para o futebol europeu. O clube tem investindo na contratação de diversos jovens atletas pensando em futuras negociações. O atual elenco do clube tem mais de 15 brasileiros, entre eles o meia Lucas Fernandes, ex-São Paulo, e também contratado recentemente. “O clube tem uma estrutura espetacular. O novo CT está sendo construído e será de alto nível. O estádio municipal aqui foi eleito pelo segundo ano consecutivo o que tem o melhor gramado de Portugal”, ressaltou o jogador.

Apesar da rápida adaptação ao novo país, a cidade e ao novo clube, Rômulo lembrou que a forma de trabalho em campo é bem diferente da realizada no Brasil e que por lá o jogo é muito mais intenso. “Tive uma dificuldade no começo com o ritmo, que é muito mais intenso. Aqui o jogo não pára. A bola bate e volta toda hora e você tem que estar sempre pisando na área defensiva e depois na ofensiva”, revelou. “No Brasil o jogo é mais cadenciado, mais toque de bola para um lado e outro. Aqui você pega na bola e o objetivo é chegar no gol o mais rápido possível”.

Rômulo mora em Portimão com a esposa e a filha. A cidade, de 50 mil habitantes, fica na região do Algarve e é um importante centro de pesca e turístico do país. “A cidade é muito bonita e tem uma das praias mais bonitas de Portugal. A cidade recebe muitos turistas ingleses e espanhóis que vêm curtir o verão aqui”, frisou. “A vida em Portugal é muito boa. O clima é parecido com o Brasil e tem muita coisa semelhante que ajuda na adaptação”.

OUÇA O PODCAST: