A seleção de futsal dos Estados Unidos está classificada para a Copa do Mundo depois de 13 anos. E um londrinense teve papel importante nessa conquista. Everson Maciel, ex-jogador do Londrina, foi um dos líderes da equipe vice-campeã das eliminatórias da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Imagem ilustrativa da imagem Ex-LEC comanda classificação dos EUA para a Copa do Mundo de futsal
| Foto: Ussoccer

Aos 43 anos, Everson fez gols decisivos na campanha e ajudou com toda a sua experiência e vivência no futsal, adquirida desde criança, quando deu os primeiros passos em quadras londrinenses.

“Tínhamos uma equipe forte, com alguns jogadores experientes, e o objetivo era a classificação. Mas chegar à final, fazer um jogo competitivo, foi como uma vitória realmente para nós”, afirmou o jogador. Na decisão, os EUA perderam para a Costa Rica por 3 a 2. Os outros classificados para o Mundial pela Concacaf são Guatemala e Panamá.

Apesar de já ter passado dos 40 anos, Everson foi convidado pelo treinador sérvio Dusan Jakica no final de 2019 para integrar este novo trabalho da seleção norte-americana com o objetivo justamente de levar o país de volta à Copa do Mundo, algo que não acontecia desde 2008, quando o Mundial foi disputado no Brasil.

“Ele sabia da minha trajetória no futsal desde os tempos de Londrina, no Grêmio, na AABB. Me ligou, disse que precisava de jogadores experientes e que se eu conseguisse me manter em forma ele contaria comigo. Foi um ano e meio de muito trabalho para chegar a esta conquista”.

O londrinense lembrou que o futsal nos Estados Unidos ainda tem status de amador e não existem competições nacionais. Para Everson, a vaga no Mundial pode começar a mudar este panorama.

“Temos um crescimento grande do futsal entre as crianças. Esta foi a primeira vez que a Confederação americana assumiu o comando da seleção e fez investimentos e a classificação trouxe também bastante visibilidade para a modalidade”, afirmou.

A Copa do Mundo de futsal será disputada na Lituânia entre 12 de setembro e 3 de outubro e terá a participação de 24 seleções. “Sabemos que agora a realidade na Copa do Mundo é completamente diferente e vamos ter que trabalhar muito até lá”, frisou o londrinense.

TUBARÃO

Everson mudou-se para os Estados Unidos em 1999, logo depois de ter sido campeão paranaense de juniores pelo Londrina no ano anterior, em um time que tinha grandes jogadores como o goleiro Cristiano, o volante Vamberto e os atacantes Rodrigo e Fábio Nascimento.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-LEC comanda classificação dos EUA para a Copa do Mundo de futsal

“Na reapresentação no começo do ano, o Londrina tinha contratado muita gente e não fomos aproveitados. Foi uma frustração para nós e acredito que um erro de investimento do clube, que desperdiçou uma geração vitoriosa. Muita gente saiu do clube e nesta época apareceu a oportunidade para estudar e jogar nos Estados Unidos”, relembrou.

Rebaixado no Estadual em 1998, em 99 o LEC disputou a Divisão de Acesso do Paranaense e o time era comandado pelo técnico Paulo Comelli.

Antes de integrar a seleção norte-americana de futsal, Everson jogou futebol profissional nos EUA e na Malásia e hoje tem uma escolinha de formação de jogadores e criou o Ginga FC. “A ideia é colocar em prática aqui a formação dos jogadores brasileiros e como é desenvolvido o futebol no Brasil”.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link