Após fazer sucesso na Bósnia-Herzegovina, o meia Ricardo Baiano, 24 anos, esteve ontem no Centro de Treinamentos do Paraná Soccer Technical Center (PSTC) para rever os amigos do clube no qual começou a carreira.
Ricardo Baiano, que se transferiu para o clube russo Kuban Krasnodar depois de ajudar o Siroki Brijeg a chegar ao título na Bósnia na última temporada, joga no meio-de-campo e também atua como lateral-esquerdo. Ele se naturalizou bósnio e defendeu a seleção do país na partida contra a Sérvia e Montenegro, em outubro, válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. A seleção está na quarta colocação do grupo 7 com dois pontos.
O bom desempenho de Baiano na Bósnia-Herzegoniva despertou o interesse da federação em naturalizá-lo. ''Quem disputa o campeonato na Bósnia como teria chances na seleção brasileira?'', questionou o jogador. O meia jogou apenas dez minutos e não marcou gols. Mesmo assim, diz ter sido aclamado pela torcida. ''A sensação foi ótima'', contou Baiano.
O meia não esconde seu grande sonho. ''Quero disputar uma Copa do Mundo pela Bósnia.''
A transferência para o futebol russo pode ajudá-lo. ''O nível técnico é mais alto e o país tem mais tradição. Na Bósnia, por ser um país pós-guerra, tem que se reestruturar'', explicou. No entanto, o começo não foi bom. O clube dele foi rebaixado para a Segunda Divisão russa. O zagueiro Jefthon, também revelado pelo PSTC, é companheiro de clube dele.
Apesar de estar acostumado com o calor da Bahia, o frio não foi o principal obstáculo na adaptação do meia na temporada que passou na Bósnia-Herzegovina. ''No começo o idioma foi o mais difícil, mas consegui um dicionário que facilitou muito minha comunicação. Tive que me adaptar ao frio, a alimentação que tem muito óleo, mas também já superei tudo isso, hoje já estou acostumado'', relembrou.
O irmão do jogador, o meia-atacante Vágner, seguiu o mesmo rumo e também atua no país. Porém, não se naturalizou. Baiano não pensa em retornar ao futebol brasileiro. ''Na Europa, a Bósnia é minha casa'', disse. Baiano também jogou no Vitória, Jaboticabal-SP e Londrina.