Evaristo de Macedo gastou todo o seu repertório de piadas na primeira conversa que teve com os jogadores do Corinthians. O novo treinador sentiu que o ambiente no elenco ficou um pouco tenso com a mudança no comando da equipe. A primeira coisa que está procurando fazer é acabar com a imagem de ranzinza que se criou ao redor do seu nome ao longo dos anos. O segundo passo: fazer os jogadores esquecerem as tensões vividas neste conturbado início de ano.
Os atletas terão pouco tempo para se habituar ao estilo do novo treinador. Evaristo troca as piadas por um discurso mais sério em questão de segundos. Ao mesmo tempo em que quer ver o time jogando leve, solto, exige dos jogadores muita responsabilidade. ‘‘Vamos começar uma vida nova’’, destaca.
O Corinthians terá um jogo importantíssimo sábado, contra o Palmeiras, na sua estréia na Taça Libertadores. O time está concentrado em Atibaia, onde Evaristo acredita que possa alcançar uma grande intimidade com seus novos comandados.
Ontem, pela manhã, Evaristo deu uma palestra de uma hora aos atletas, à beira do lago do hotel em que a delegação está hospedada. A conversa séria foi recheada com muitas piadas e brincadeiras. O treinador até participou do ‘bobinho’ com os jogadores, para quebrar o gelo.
‘‘No primeiro dia, é normal estar todo mundo pisando em ovos; afinal, eu estou chegando ao Corinthians com fama de durão, que não é verdadeira’’, afirma Evaristo. ‘‘Não conheço direito os jogadores; por isso, procurei desarmar os espíritos, inclusive o meu.’’
A presença de Oswaldo de Oliveira, que voltou ao cargo de auxiliar-técnico, depois de uma frustrada tentativa de ser efetivado como treinador da equipe principal, está ajudando a aproximar Evaristo dos jogadores.

mockup