São cerca de 65 garotos treinando nas equipes do Laranja. Desses, 40 são de outras cidades e moram no alojamento do clube. Volante e lateral-esquerdo, Hugo, de 16 anos, está há cinco meses na equipe e é só elogios. ''É um trabalho diferente, que nos dá uma base boa para atuarmos no exterior e podemos evoluir bastante'', disse.
A estrutura do clube é invejável. Em 104 mil m2, os jogadores contam com dormitórios, piscinas e refeitório. Há a obrigatoriedade de frequência escolar. Willy van de Kerkhof, vice-campeão mundial com as seleções holandesas de 74 e 78, visita com certa frequência o CT. O Laranja ainda mantém uma parceria com o Coritiba e com o VVV Venlo, da Holanda, clube em que o ex-volante pentacampeão Vampeta atuou.
Fã do futebol bem jogado, Plomp, obviamente, se encantou com o Santos do primeiro semestre de 2010. Os ''Meninos da Vila'' resgataram um pouco da alegria do futebol brasileiro. ''O Santos pode mudar o futebol brasileiro. A Holanda de 74 jogou futebol bonito, mas não ganhou. O Brasil de 82 foi impressionante, mas não ganhou. Todo mundo se lembra desses dois times. Daqui a dois anos, essa equipe da Holanda (vice-campeã na África do Sul), não será lembrada. Esse não é o futebol holandês'', sintetizou. (T.M.)