A estátua que homenageia  Carlos Alberto Garcia foi inaugurada no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias)
A estátua que homenageia Carlos Alberto Garcia foi inaugurada no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias) | Foto: Tamiris Anunciação

Em uma cerimônia cheia de emoção na manhã deste sábado (03), a estátua que homenageia o ex-craque do Londrina Esporte Clube Carlos Alberto Garcia foi inaugurada no estádio VGD (Vitorino Gonçalves Dias).

Ao lado de representantes da diretoria do LEC e vereadores de Londrina, na presença de alguns torcedores e familiares, Garcia puxou a bandeira alviceleste enquanto os radialistas Jefferson Oliveira e Tatinha reproduziam a narração do momento em que o craque fez o gol histórico na partida contra o Corinthians em 1978, no Campeonato Brasileiro de 1977.

Na ocasião, o Estádio do Café bateu recorde de público. Durante o evento, com a voz embargada e lágrimas nos olhos, Garcia usou a expressão “quem planta colhe”, demonstrando sua gratidão, carinho e honra.

Em entrevista para a FOLHA, o craque falou sobre a sensação de ser homenageado pelo time do coração: “É muita emoção, muita gratidão, eu nunca esperava que fosse tão querido assim. Enfim, estou muito feliz e sem palavras, nem acredito às vezes.”

Sobre o Londrina, o eterno camisa 8 destacou: “O Londrina sempre representou tudo pra mim, sempre foi meu primeiro time, comecei no Corinthians, mas depois virei Tubarão, virei londrinense, todos sabem disso. O Londrina representa o meu amor, a minha paixão. Torço por eles, sei que é difícil, o lugar dele é na Série A, aos poucos vai chegando e as dificuldades são imensas, eu entendo isso, não sou só um torcedor, já fui jogador, já fui presidente. Então, só tenho que elogiar a todos, agradecer esse momento e continuar ajudando o Londrina naquilo que eu puder.”

José Roberto,  torcedor apaixonado pelo Londrina, esteve no VGD para a inauguração: "fã número 1"
José Roberto, torcedor apaixonado pelo Londrina, esteve no VGD para a inauguração: "fã número 1" | Foto: Tamiris Anunciação

O torcedor

Quem também estava emocionado era o torcedor. Entre os que puderam estar presentes era possível ouvir os comentários e as recordações de grandes momentos de Garcia com a camisa do Tubarão. José Roberto, de 53 anos, é um torcedor apaixonado pelo Londrina, como ele mesmo diz, "fã nº 1". “Sempre fui fã do Carlos Alberto Garcia, um jogador que honrou a camisa do Londrina, uma pessoa muito humilde e eu vim aqui justamente acompanhar a homenagem que o Londrina está fazendo para ele,” comenta.

Além do gol icônico do Londrina contra o Corinthians, José Roberto carrega na memória o gol de cabeça feito por Garcia contra o Grêmio Maringá em 1981 no Estádio do Café, na final do Campeonato Paranaense que deu o segundo título estadual ao clube. “Sou apaixonado pelo Londrina e até brinco que minha esposa fala ‘eu ou o Londrina’ e eu digo que escolho o Londrina.”

Projeto Memória Viva

O VGD foi o primeiro lugar a receber a estátua do ex-jogador, mas a ideia é parte de um projeto maior, o Memória Viva, proposto pela FEL (Fundação de Esportes de Londrina). A partir de quarta-feira (07), a estátua de Garcia estará disponível para visitação da população em geral. O objetivo é que a cada 21 dias a estátua seja levada para outros pontos públicos de Londrina, como museus e shoppings centers, até o dia 10 de dezembro, data do aniversário da cidade de Londrina, quando a estátua deve ser levada definitivamente para o Estádio do Café.

A FEL também pretende criar um “corredor da fama” no Moringão, com nomes de atletas londrinenses que alcançaram expressão dentro e fora do Brasil.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/esporte/estatua-de-garcia-ficara-exposta-no-vgd-3089427e.html