SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Jogar com apenas dois zagueiros não é exatamente uma novidade para o São Paulo de Hernán Crespo, mas só virou uma opção mais contundente com a recente vitória sobre Atlético-GO, no domingo (19), que interrompeu uma série de quatro jogos sem vencer.

O esquema preferido do treinador argentino escala três zagueiros de ofício. No entanto, Crespo já utilizou sistemas com apenas dois defensores em sete partidas no ano, além de um duelo em que escalou somente Bruno Alves —improvisando Reinaldo como zagueiro pela esquerda.

Com uma dupla de zaga, o desempenho parece até ruim: foram duas vitórias, dois empates e três derrotas. Entretanto, na maioria desses jogos, o time tricolor poupou diversos titulares ou simplesmente utilizou os zagueiros reservas para formar tal dupla.

Somente três vezes Crespo escalou dois de seus três defensores considerados titulares e, com eles, está invicto: venceu, além da última partida, duelo com o Athletico-PR e empatou em compromisso com o Palmeiras, todos os jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Na partida mais recente, em que utilizou só dois zagueiros, Crespo não tinha à disposição Miranda, então suspenso, que voltará ao time às 20h30 desta quarta-feira (22), contra o América-MG. Crespo poderá deixá-lo acompanhado apenas de Arboleda, já que seu único zagueiro canhoto, Léo, cumprirá suspensão.

Caso opte por uma formação com três zagueiros, ele terá Bruno Alves como opção para completar a zaga. A linha defensiva ainda estará desfalcada, no entanto, por Igor Vinícius, que sofreu pancada no olho direito no último jogo, no qual, ainda no intervalo, deu lugar a Galeano.

Já no ataque, o treinador tem agora várias opções e vê briga entre Luciano, Rigoni, Calleri, Marquinhos, Pablo, Eder, Vitor Bueno e Rojas por apenas duas vagas entre os titulares —os dois primeiros são favoritos a começarem atuando por enquanto.

Assim, o São Paulo deverá ter a seguinte equipe: Volpi; Galeano, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Luan, Rodrigo Nestor, Liziero e Gabriel Sara; Rigoni e Luciano.

Em 12º, o time tricolor soma 25 pontos e vê na partida a chance de ficar mais perto da zona de ida à pré-Libertadores do que da briga contra o rebaixamento. O América, por sua vez, foca somente em deixar o Z-4: com 22 pontos, é o 18º colocado no Brasileiro.

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Horário: 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira (22)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Transmissão: Premiere