Esporte levado a sério, mas por pura diversão
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de junho de 2011
João Fortes <br> Reportagem Local 
Aproveitar as horas livres para praticar esportes já se tornou um hábito para muita gente. Seja na academia, ao ar livre ou até mesmo em casa, não há dúvidas que a atividade física regular traz muitos benefícios.
Mas há quem leve o esporte ainda mais a sério. É o caso do empresário londrinense Péricles Dutra, de 45 anos. A vontade de praticar uma atividade física para diminuir o stress o levou a escolher um esporte que não é para qualquer um: enduro de regularidade. Péricles sempre foi apaixonado por motos, mas em 2004 descobriu, junto com um grupo de amigos, que podia fazer um esporte, se divertir e, principalmente, sentir muita adrenalina.
Não demorou muito e ele passou a levar a diversão mais a sério. Nas competições percebeu a necessidade de melhorar cada vez mais o preparo físico e também começou a fazer academia. ''O enduro de moto é desgastante e exige muito do corpo. Se não tiver um bom preparo fica difícil'', diz o empresário.
O investimento em equipamentos, peças e até novas motos também se mostrou necessário, já que ele não tem patrocínio. Há poucos dias, por exemplo, importou da Itália a nova moto para competir, uma Gasgas EC250. ''É uma moto específica para esse tipo de competição'', explica Péricles.
Com o passar do tempo, o investimento e a preparação começaram a trazer resultados e atualmente Péricles já tem uma coleção respeitável de títulos. Entre eles, o primeiro lugar no campeonato brasileiro de 2009.
Mas trazer troféus e medalhas para casa é apenas uma das alegrias proporcionadas pelo esporte para Péricles. O principal, segundo ele, é a diversão. ''Ter títulos é bacana, mas faço pelo prazer e adrenalina de pilotar''.
Outra grande satisfação foi ter influenciado os dois filhos a praticar esportes. Há alguns anos, ele comprou uma moto para cada um. Inspirados pelo pai, César Augusto, de 19 anos, e Péricles Filho, 23, começaram a praticar o motocross. O caçula chegou a ser campeão brasileiro, também em 2009.
Além disso, Péricles garante que o esporte trouxe muitos benefícios à sua vida pessoal. ''Agora sou menos ansioso e fico mais tranquilo no trabalho. Quando você libera os problemas no esporte tudo fica mais fácil'', indica.


