Marcelo AlmeidaValdir Espinosa: ‘Vamos lutar pelo título do Paranaense’Nem bem chegou ao Alto da Glória e o técnico Valdir Espinosa já tem data marcada para deixar o comando do Coritiba. A princípio, o treinador fica somente até o final do Campeonato Paranaense, marcado para 7 de junho. Três dias depois, Espinosa começa a comentar os jogos da Copa do Mundo da França pela TV Manchete, compromisso que vai até 12 julho.
O vice-presidente do clube, João Carlos Vialle, disse que vai tentar estender o contrato de Espinosa até o final do ano, para que ele possa dirigir o time no Campeonato Brasileiro.
O gaúcho Valdir Espinosa disse que o objetivo é levar o Coritiba ao título estadual deste ano. ‘‘Vamos lutar para alcançar o que todos esperam, que é o título de campeão paranaense. Sabemos que não será uma tarefa fácil, pois o futebol no estado cresceu bastante, com três grandes times da Capital brigando em igualdade de condições’’.
Espinosa disse que não teme a cobrança da torcida coxa-branca, conhecida como exigente. Em 88, ele dirigiu o Coritiba, substituindo Émerson Leão. ‘‘Quem conhece o Coritiba sabe que sua história é de vitórias e títulos. O clube não ganha um campeonato estadual desde 89 (com Edu Coimbra), por isso as cobranças são cada vez maiores. Evidentemente, ninguém se esqueçe da conquista do título Brasileiro de 85, pelas mãos de Ênio Andrade, porque todos sabem do peso que isso representa. A torcida deve continuar sendo exigente, mas o time não pode ter medo disso, pelo contrário, tem que criar mais coragem para crescer e se superar’’.
O novo técnico já trabalhou com vários jogadores do elenco, como Carlos Alberto Dias (na época do Botafogo/RJ), Sinval (Grêmio), Tico e Struway (ambos na Portuguesa e o paraguaio no Cerro Porte¤o e seleção nacional). ‘‘Também já joguei contra vários deles (Régis, Luis Carlos e Gélson Baresi). Os únicos que não conheço são os dois laterais (Reginaldo Araújo e Rubens), mas já me garantiram que têm um grande potencial’’.