Desacreditado após seguidos fracassos nos últimos anos, o Londrina começa a deixar escapar uma fresta de luz em seu escuro túnel. Graças às categorias de base, que surgem em 2008 como a grande esperança de um futuro um pouco melhor para o clube.
O Tubarão faz campanhas impressionantes tanto no Estadual Juvenil como na Copa Tribuna. Mais do que isso, começa a mostrar que pode revelar jogadores novamente se apostar nos pratas-da-casa.
Com a vitória sobre o Cascavel, no último sábado, o time Sub-20 do Londrina encerrou a primeira fase da Copa Tribuna invicto, com oito vitórias e dois empates. O rendimento de 87% foi o melhor do torneio. Já a equipe juvenil divide a liderança de seu grupo com o PSTC e sofreu apenas uma derrota em todo Estadual.
O grande responsável pelo sucesso da garotada na Copa Tribuna é o técnico Claudinho. Ex-meia do Paraná Clube na década de 90, ele pegou o time em migalhas após a pífia campanha no Paranaense de 2007 - somou apenas dois pontos - e fez o time jogar.
''Foi muita conversa, muito trabalho psicológico e muita união. Juntei a amizade deles e o interesse em querer conquistar algo. Se um celular que tira foto, um gelzinho no cabelo e uma namorada bonita já satisfazem eles, não servem para mim, estão fora. E isso aqui não tem'', revelou Claudinho.
A ótima campanha pode ser uma armadilha para a próxima fase. ''Meu desafio agora é conter a empolgação. A gente não sabe o que pode acontecer após a primeira derrota. Tenho que tirar a empolgação em cima do trabalho'', disse o treinador. Na próxima fase, o Tubarão está no grupo H, junto com Cianorte, Operário e Portuguesa Londrinense.
A boa campanha da equipe pode fazer com que a diretoria aposte mais em pratas-da-casa na equipe que disputará a Copa Paraná, se ela realmente sair do papel. No Campeonato Paranaense, diretoria e o técnico Jorge Saran optaram pelos veteranos, muitos deles em fim de carreira e outros há muito tempo sem jogar. O resultado foi a 12, a pior campanha dos últimos dez anos.
''Temos alguns jogadores que estão preparados para jogar no profissional sim. Apostaria que dois ou três têm condições de serem titulares, mas o treinador terá que acreditar neles, da mesma forma que estou acreditando'', apontou Claudinho. Aliás, o próprio técnico confessa sonhar com uma chance no profissional. Experiência que o goleiro Luís Paulo, 19 anos, já teve esse ano. ''Na Copa Paraná, gostaria de pelo menos fazer parte do elenco. Sei que minha posição é complicada, mas pode pintar uma chance'', sonhou.
Craque do time, o meia Ramon Natal, de 18 anos, prefere se concentrar na Copa Tribuna. ''Por enquanto, estou concentrado em ajudar o time na segunda fase da Copa Tribuna, mas claro que sonho com o profissional'', comentou.
Para o coordenador da base do Londrina, Udélton Prates, o planejamento foi o diferencial para 2008. ''O time é o mesmo do ano passado, mas agora fizemos uma preparação melhor, com um planejamento, além do grande trabalho do Claudinho'', apontou Prates, que também é técnico do juvenil.

mockup