Espanha, Inglaterra, Rússia e Bósnia se garantem em 2014
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Das agências 
São Paulo - Favoritas às últimas vagas diretas das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, Espanha e Inglaterra fizeram sua parte ontem e se garantiram na competição. Elas venceram respectivamente Geórgia e Polônia e carimbaram seus passaportes. Os resultados colocaram França e Ucrânia nas duas últimas vagas da repescagem no Velho Continente.
A classificação mais sofrida foi a da Inglaterra, que chegou à última rodada com apenas um ponto de vantagem no Grupo H. Jogando em casa, os britânicos bateram a Polônia por 2 a 0 e ratificaram a liderança da chave com gols de Wayne Rooney, aos 41 minutos do primeiro tempo, e Steven Gerrard, aos 43 da segunda etapa.
A Espanha, líder do Grupo I, precisava apenas de um empate para ratificar sua classificação. Jogando em casa, porém, os atuais campeões mundiais não tiveram dificuldade para bater a Geórgia por 2 a 0 ontem, com gols de Negredo e Juan Mata.
Após a vitória, a Espanha chegou a 20 pontos e confirmou o primeiro posto do Grupo I. A França, que bateu a Finlândia por 1 a 0, com um golaço de Franck Ribéry, chegou a 17 e ficou com o segundo lugar.
Classificada para a repescagem, a França terá companhia da Ucrânia, que goleou San Marino por 8 a 0. A repescagem na Europa terá ainda Croácia, Suécia, Romênia, Islândia, Portugal e Grécia.
A Rússia volta a disputar uma Copa do Mundo após 12 anos. Com a vaga nas mãos, a seleção russa fez o mínimo que precisava e garantiu seu lugar. A equipe marcou logo no início contra o Azerbaijão, sofreu o empate no fim, mas conseguiu segurar o 1 a 1, fora de casa, resultado suficiente para confirmar seu passaporte para o Brasil no ano que vem. A última Copa que disputou foi em 2002, na Coreia do Sul e no Japão.
A terça-feira também foi histórica para a Bósnia-Herzegovina. Dezoito anos depois de realizar a sua primeira partida oficial como país independente, ela venceu a Lituânia por 1 a 0, em Kaunas, e encerrou as Eliminatórias na liderança do Grupo G, confirmando a classificação para o seu primeiro Mundial. A Bósnia é um dos quatro países formados com o fim da Iugoslávia.


