Agência Folha
De São Paulo
A lua-de-mel entre a FPF (Federação Paulista de Futebol) e a dupla arbitragem sofreu um grave abalo no último final de semana, na sexta rodada da segunda fase da competição. Dois erros das duplas de arbitragem, mostrados pela TV, irritaram a FPF e vão motivar repreensão aos juízes.
Na partida entre Rio Branco e União São João, domingo em Americana, a dupla de árbitros Romildo Correia e Rodrigo Braghetto deixou de marcar um pênalti em favor do time de Araras, após um zagueiro do Rio Branco ter colocado a mão na bola dentro da grande área de seu time.
Na continuação do lance, aos 49 minutos do segundo tempo, a equipe de Americana fez o gol que garantiu sua vitória, por 4 a 3. O União São João enviou uma fita de vídeo com o lance à FPF, protestando contra os árbitros que aturam naquela partida.
Em Campinas, o lateral Gustavo, do Guarani, empurrou a bola com a mão antes de marcar o primeiro gol do time na derrota por 3 a 2 para o São Paulo. Edílson de Carvalho e Robério Pires formaram a dupla de árbitros da partida, disputada sábado.
‘‘Foram lances que não são relativos à interpretação da arbitragem. Com um árbitro em campo, um lance desses não pode ocorrer, muito menos com dois’’, disse o vice-presidente da FPF, Reinaldo Carneiro de Bastos. A FPF vai se reunir com os árbitros que trabalharam na última rodada para cobrar mais atenção e buscar explicações. ‘‘Vamos dialogar e motivar uma reciclagem. Não há punição prevista’’, diz Bastos.
Neste campeonato, pela primeira vez em uma competição oficial profissional, cada partida está sendo apitada por dois árbitros. Nas primeiras rodadas da segunda fase, a FPF divulgou notas e publicou anúncios afirmando que a experiência estava aprovada e que havia recebido elogios da Fifa, a entidade máxima do futebol.

mockup