Ericsson começa sem campeões do ano passado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de março de 2000
Por Chiquinho Leite Moreira 
São Paulo, 22 (AE) - O quinto maior torneio do mundo, quase um Grand Slam, o Ericsson Open, começa amanhã na ensolarada Key Biscayne, em Miami, sem os campeões do ano passado. Tanto o vencedor do masculino, o holandês Richard Krajicek, como a do feminino, a norte-americana Venus Williams, estão fora da competição, ambos por problemas físicos. Nem por isso, a disputa pelo título e os quase US$ 6 milhões em prêmios, será menos difícil e equilibrada. O torneio, o segundo do ano do circuito Masters Series (antigo Super 9) conta com as maiores estrelas do tênis.
O espanhol Alex Corretja, depois de ter conquistado o título de Indian Wells, colocou-se na lista dos favoritos, mas a grande maioria arrisca suas fichas nos astros Andre Agassi e Pete Sampras, com boa cotação também para o australiano Patrick Rafter, além sempre regular russo Yevgeny Kafelnikov. Agassi está empenhado em reabilitar-se das más atuações nos últimos torneios. Perdeu na segunda rodada em Scottsdale e caiu na estréia em Indian Wells. Agora, treina com motivação e procurou afastar os comentários de que algo de estranho estaria acontecendo, com uma declaração sincera.
"É impossível no tênis de hoje, tão competitivo como está, manter um bom nível em todas as partidas", disse. "Não dá para jogar bem sempre e o nível dos adversários está cada vez melhor." Também Sampras causa certo suspense por sua atuação. Vivendo ultimamente com sérios problemas nas costas, o campeão em Miami nos anos de 1993 e 94, garante estar em condições de reencontrar a forma e disputar pelo título do Ericsson Open.
Entre as mulheres, a briga deve mesmo ficar entre a suíça Martina Hingis e a norte-americana Lindsay Davenport que vêm duelando há tempos pelos principais títulos do circuito. Na última semana, Davenport venceu em três sets a decisão de Indian Wells. Venus Williams, com tendinite, resolveu adiar sua volta às quadras, enquanto Serena costuma jogar bem em Miami.
Enquanto isso, os brasileiros Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni só devem estrear mesmo sexta-feira, ou o mais tardar no sábado, pois ambos esperam ainda por adversários. Guga vai enfrentar o vencedor da partida entre o francês Arnauld Clement e o norte-americano Chris Woodruff, enquanto Meligeni pega o ganhador do jogo entre o norte-americano Paul Goldstein e o norueguês Christian Ruud.
Além das simples, Guga vai também disputar as duplas. O brasileiro ganhou wild card para a chave principal, ao lado Antonio Prieto, tenista que também vem recebendo apoio do técnico Larri Passos. À espera dos brasileiros aproveitaram o dia ensolarado, hoje, em Key Biscayne para treinos.


