O Grêmio Esportivo de Maringá, que foi duas vezes campeão estadual na década de 60, pode voltar a disputar o Campeonato Paranaense. O clube busca uma parceria, que pode até gerar a fusão com o Maringá Futebol Clube, rebaixado para a segunda divisão, e já estrear como o novo time da cidade na Copa Paraná. A volta do Grêmio Esportivo é vista com bom olhos por dirigentes esportivos e políticos da cidade, e poderia resgatar a torcida, que não aceitou o time do Maringá, formado em 1995.
A volta do Grêmio Esportivo partiu da própria Federação Paranaense de Futebol. O clube foi desativado em 1971, dando lugar ao Grêmio de Esportes Maringá, que está terceirizando o setor de futebol e pretende voltar para o próximo campeonato na Série A-3. Como as dívidas do primeiro Grêmio caducaram, o clube pode voltar a utilizar o nome para participar do campeonato. O empresário Elnio Silveira Polman, tem o registro do Grêmio Esportivo, e quer parceria com o Maringá. Apesar da proximidade do início da Copa Paraná, as duas diretorias acreditam ser possível inscrever um time.
A volta do clube deve confundir o torcedor e até os profissionais do setor. O Grêmio de Esportes Maringá, que desativou o departamento de futebol em 1995, agora terceirizou o setor, e prepara um time para estrear no estadual em agosto. O gerente de futebol do Grêmio de Esportes, Dalson Araújo, explica que o time terá plenas condições de disputar o campeonato porque o clube assumiu as dívidas. A base da equipe será formada por jogadores que estão no Matsubara.
A meta é chegar à primeira divisão em dois anos, e desde já preparar as equipes menores para revelar novos jogadores e garantir a manutenção do time. A terceirização do Grêmio de Esportes está também possibilitando a reforma do Brinco da Vila, centro de treinamento do clube. O local tem capacidade para abrigar 42 jogadores, e a meta é usar o centro como base para o time e para a avaliação de novos atletas. O time do Grêmio de Esportes será apresentado no próximo dia 26, em um amistoso contra o Matsubara, no Estádio Willie Davids.