São Paulo - A temporada de 2004 da Fórmula 1 começa hoje. Nada menos de oito das dez equipes que irão disputar o campeonato que começará dia 7 de março em Melbourne, na Austrália, estarão em atividade nas pistas esta semana. Trabalham no Circuito da Catalunha, em Barcelona, Ferrari, Sauber e BAR, times que competem com pneus Bridgestone.
No circuito Ricardo Torno, em Valência, testam Renault, McLaren, Jaguar, Williams e Toyota, escuderias que usam Michelin. A Toyota treina também no seu autódromo-base, Paul Ricard, no sul da França, para onde o GP da França pode ser transferido já no ano que vem.
A grande estrela dos treinamentos da semana será a estréia do novo modelo da McLaren, MP4/19, o que carro que deve dar a Kimi Raikkonen boa chance de ser campeão do mundo na próxima temporada. A Williams lançará seu novo carro, FW26, dia 5 de janeiro, em Valência; a Sauber o C23 dia 12, em Salzburgo, Áustria; a Jaguar o R5 dia 18, em Barcelona; e a Renault o R24 dia 29, em Palermo, Itália.
Brascar Um êrro na volta de apresentação e adeus a um título que estava quase garantido. Assim foi a última etapa do Campeonato Brasileiro de Protótipos, a Brascar, disputada domingo, no Autódromo de Tarumã-RS. Líderes do certame, o londrinense Marcus Peres (Coca-Cola/Construblok) e a gaúcha Cristina Rosito (Elegê Alimentos) tinham 45 pontos de vantagem sobre a dupla curitibana formada por Paulo Varassim (pai) e Lorenzo Varassim (filho).
Cristina cometeu um erro na volta de apresentação, passando o motor Volkswagen de seu chassi Spyder de giro, que acabou decretando a perda do título: ''Tenho que ser sincera, errei na saída do box e tirei meu motor de giro. Foi um erro primário que nos custou o campeonato'', declarou Cristina, com os olhos marejados.
A família Varassim não deixou a chance escapar. Com a desistência de Cristina, bastava um sexto lugar para garantir-lhes o título. Paulo e Lorenzo Varassim levaram seu MCR/VW à vitória, a terceira consecutiva, que veio junto ao título da temporada.
Paulo e Lorenzo Varassin somaram 370 pontos no campeonato, seguido de Marcus Peres/Cristina Rosito, com 299. O londrinense José Augusto Rapcham ficou em quinto lugar no geral, com 181 pontos, vindo a seguir Luciano Borghesi/Beto Borghesi, 174. (Com Reportagem Local)

mockup