A equipe londrinense Braço Curto MotorSports vai participar pela sétima vez do Rally dos Sertões. O maior rally das Américas está na 31ª edição e acontece entre os dias 11 e 19 de agosto. A largada será em Petrolina (PE), com a chegada prevista para o município de Cruz (CE), na praia do Preá. No total serão percorridos 3,8 mil quilômetros em um percurso inédito - sendo 2.080 de trechos cronometrados. As demais cidades anfitriãs são Xique-Xique (BA), Crato (CE) e Sobral (CE).

Equipe Braço Curto de Londrina participará pelo sétimo ano do Rally dos Sertões
Equipe Braço Curto de Londrina participará pelo sétimo ano do Rally dos Sertões | Foto: Divulgação

A Braço Curto MotorSports terá duas duplas representantes na competição. Mario Marcondes e Artemio Pauluci vão acelerar uma Mitsubishi L200 V8 350cv pela categoria T1 Brasil; e Luiz Manara e Léo Telles disputarão o pódio da categoria Protótipo, a bordo de outra Mitsubishi L200 Evo V8 350cv. Em 2022, Manara e Telles foram vice-campeões desta categoria.

O time segue forte e bem estruturado para a disputa. E para tanto, terá o apoio próprio de um chefe de equipe e um chefe de oficina, um eletricista, dois mecânicos por carro, uma carreta oficina e dois carros de apoio (cada um com motorista exclusivo), além de um cozinheiro e assistente, assessor de imprensa e fotógrafo.

Bandeira ambiental

Uma das empresas patrocinadoras da Braço Curto MotorSport é a Conasa Infraestrutura – presente em várias regiões do Brasil com operações de saneamento, iluminação pública e rodovias –, que também é patrocinadora do projeto Ambiental do Sertões 2023. Logo, a equipe será referência de preservação e boas maneiras ambientais dentro das trilhas e, principalmente, na Vila Sertões.

“A iniciativa engloba a destinação correta de resíduos produzidos ao longo de todo o trajeto do evento e ações de educação ambiental em escolas, e será realizada com a participação de cooperativas locais. Além de todo o benefício ambiental, também proporcionará a geração de renda para as comunidades”, explica o piloto Mario Marcondes.

Paralelo a essa ação, a Conasa Infraestrutura junto com a Braço Curto MotorSport terá uma equipe exclusiva que fará a doação de 250 filtros de tratamento de água para famílias sem saneamento próximas ao percurso. Ainda, duas escolas – localizadas em Petrolina (PE) e Cruz/Preá (CE) – foram selecionadas para receberem coletores e filtros de água, compondo miniestações de tratamento.

“A ideia da criação dos filtros nasceu de uma experiência que tive no Sertões de 2021, em que a picape quebrou no meio da prova e ficamos por várias horas parados na trilha, em um lugar totalmente remoto, aguardando pelo apoio mecânico. Quando moradores locais nos serviram água para matar a nossa sede, a água tinha uma tonalidade amarelada e percebi a ausência de tratamento. Rapidamente senti a necessidade urgente de mudar a realidade daquelas pessoas”, explicou Marcondes. Junto com os filtros, as famílias receberão cartilhas explicativas sobre a importância do consumo de água tratada, alerta a doenças e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.

Os filtros foram desenvolvidos pela primeira vez no ano passado e entregues às famílias e a escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, no município de Mateiros (TO), no total de 65 unidades. Para 2023, serão entregues 250 filtros.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link