Equipe londrinense de GRD vai aos Jogos Olímpicos
Osmani Costa
De Londrina
A seleção brasileira de conjuntos da Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), que treina em Londrina, está classificada para participar das Olímpias de 2000, em Sydney, na Austrália. A classificação foi anunciada anteontem, em Pequim (capital da China), pelo comitê técnico da Federação Internacional de Ginástica.
A boa notícia foi recebida pela treinadora da seleção, Bárbara Laffranchi, às 5 horas da madrugada de ontem. A equipe brasileira que recentemente ficou em 20º lugar no Campeonato Mundial disputado no Japão disputava a última vaga para as Olimpíadas com a equipe do Canadá, 16ª colocada em Osaka. A seleção de GRD do Brasil foi a classificada porque o comitê levou em consideração a medalha de ouro conquistada em agosto no Pan-Americano.
A seleção brasileira de conjuntos será a única representante do continente americano nas Olimpíadas. A vaga para a GRD individual em Sidney ficou para a atleta canadense Émille Levingston. Apenas dez equipes participarão da competição de conjuntos: as oito primeiras colocadas no Campeonato Mundial, vencido pela Rússia, e outras duas campeãs continentais: a do Brasil; e a da China ou Grécia (ainda a ser definida).
A seleção brasileira, que treina em Londrina patrocinada pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), é formada pelas atletas Alessandra Guidugli, Camila do Amarante, Dayane Camilo da Silva, Flávia Faria, Michele Salzano e Juliana Coradine. A equipe está de férias desde o penúltimo domingo, quando chegou do Mundial disputado no Japão, volta a se reunir nesta quarta-feira, para retomar os treinamentos. A seleção campeã das Américas vem subindo de produção e participarã pela primeira vez de uma Olímpias. No Mundial da Alemanha, em 97, ela havia fica em 27º lugar.





