Cláudio Osti
de Londrina
A equipe júnior do Matsubara, de Cambará, vai participar da Copa Carnevale, em Viareggio, na Itália. A competição acontece de 21 deste mês a 6 de março e reunirá 40 clubes de diversos países. Na chave do Matsubara estão a Internazionale de Milão, Verona – ambos da Itália – e o Commack United – dos Estados Unidos. Vitória, da Bahia, Campinas – clube do ex-jogador Careca – e o Independente – do ex-jogador Bernardo, são os outros representantes do Brasil na competição.
A Copa Carnevale, mais conhecida como Copa Viareggio, está em sua 52ª edição e equivale, segundo o diretor do Matsubara, Norio Matsubara, a uma copa do mundo de juniores. O último campeão foi o Milan da Itália.‘‘É a competição internacional mais importante dessa categoria’’, comenta ele.
A equipe está treinando há 20 dias preparando-se para a competição. Na quinta-feira passada o Matsubara enfrentou o Londrina no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina. A partida, amistosa, além de servir de preparação para o Matsubara, foi realizada para mostrar jogadores dos dois clubes a empresários ligados ao futebol de diversos países. Estavam no VGD representantes da Internazionale de Milão, Parma e Benfica. ‘‘Mais do que negociar jogadores, a iniciativa foi importante para ampliar os contatos e relacionamento com os clubes estrangeiros’’, disse Matsubara.
A Copa Viareggio é um evento que está sendo muito aguardado pelos atletas do clube paranaense. E o motivo é simples: os jogadores ganham experiência internacional e podem ser descobertos por empresários do mundo inteiro que visitam a cidade italiana no período da competição em busca de novos talentos. Oportunidade que, para os que demonstrarem habilidade com os pés, pode render bons contratos num futuro próximo.