Equipe de TV registra dia-a-dia do Corinthians
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de dezembro de 1999
Por Arnaldo Ribeiro e Wilson Baldini Jr. 
São Paulo, 03 (AE) - A rivalidade entre Corinthians e São Paulo extrapola o campo de jogo e atinge até as pessoas que trabalham nos bastidores dos dois clubes. É o caso da equipe de filmagem que acompanha o time do técnico Oswaldo de Oliveira e é coordenada por Vágner Martinho e Sérgio Lima, que trabalharam no Tricolor na "era Telê Santana".
Ambos reclamam do mau tratamento que recebem quando vão ao Morumbi hoje trabalhar pelo Corinthians. Lá, são tratados como verdadeiros espiões. Dificuldade de acesso, falta de cabines etc.
"Nossa preocupação é com o Corinthians; quando o time enfrentou o Guarani, no Morumbi, e Ponte Preta e São Paulo jogavam em Campinas, não fomos ao Moisés Lucarelli espionar os futuros adversários", exemplificou Martinho, que começou a trabalhar no Parque São Jorge no início do ano passado, sob o comando de Wanderley Luxemburgo.
De fato, a principal preocupação da dupla é registrar virtudes e defeitos do Corinthians, em jogos e treinamentos. Nas partidas, os craques corintianos são filmados por duas câmeras.
Uma delas, grava a partida como se fosse parte de uma emissora de televisão qualquer. A outra, é fixada num jogador do Corinthians, para filmar a sua movimentação com ou sem a bola, ou num setor do campo específico, por exemplo.
"Aí, depende da vontade da comissão técnica, disse Martinho. Ao mesmo tempo, a equipe grava jogos de possíveis adversários que estão sendo transmitidos pela televisão.
Depois dos jogos, todo o material é enviado para o técnico Oswaldo de Oliveira. Ele seleciona os principais trechos que serão editados por uma produtora de vídeo para depois serem exibidos aos atletas. "Tanto a filmagem dos jogos como a dos treinos é importante para a gente poder depois fazer uma análise tática do nosso desempenho", disse o meia Marcelinho Carioca.
Além da fita de vídeo, Oswaldo costuma utilizar o programa de computador "Tática 3-D" para ilustrar suas palestras ao grupo.
Martinho admitiu, porém, que Oswaldo tem concentrado suas atenções nos últimos dias no estudo do time do São Paulo. Como o adversário costuma ter muitas variações táticas e escalações diferentes, ele assiste diversas partidas da equipe. "Temos todos os jogos que o São Paulo fez pela TV neste Brasileiro; é só o Oswaldo escolher", disse.


