Estreante do ano na Fórmula Indy, o brasileiro Tony Kanaan resolveu o maior problema desta temporada: a falta de dinheiro para testes. A equipe Tasman foi comprada pelo milionário Gerald Forsythe, dono da Forsythe, e terá esquema de ponta em 99. O time será patrocinado pela rede de lanchonetes McDonald’s. Kanaan (foto) já é apontado como um dos favoritos ao título, ao lado do escocês Dario Franchitti e do canadense Greg Moore.
O acordo entre Forsythe e Tasman será anunciado sexta-feira. Steve Horne, patrão de Kanaan este ano, continuará na direção da equipe, mas vendeu suas ações a Forsythe, que já tem um time de dois carros financiado pelos cigarros Player’s, com os canadenses Moore e Patrick Carpentier. Horne perdeu o patrocínio da empresa de telefonia LCI, e não teve outra alternativa senão vender a Tasman.
A equipe manterá o nome Tasman e funcionará na mesma fábrica atual de Hilliard, em Ohio. Será um time independente da Forsythe, com sede em Indianápolis, e usará outro equipamento: enquanto Moore e Carpentier correrão com Reynard-Mercedes-Firestone, Kanaan manterá o Reynard-Honda-Firestone.
Kanaan terá um extenso programa de testes na pré-temporada, requisito básico para brigar pelo título. Durante todo este ano, ele testou apenas dez dias na Tasman - quatro com chuva. Times de ponta como a Walker, de Gil de Ferran, fizeram 88 dias de treinos. Com o orçamento da McDonald’s e da empresa de telefonia Mitel, estimado em mais de US$ 10 milhões, o piloto brasileiro alcançará o novo limite imposto pela Cart, de 40 testes para um time de um carro.
Para Tony, o acordo com a Forsythe foi melhor até do que se tivesse concretizado a negociação com a Ganassi para substituir o bicampeão Alessandro Zanardi. Na equipe de Chip Ganassi, ele dividiria as atenções com Jimmy Vasser, mas na Tasman será piloto exclusivo, com um carro idêntico.
A presença do piloto-revelação de 98 foi decisiva para Gerald Forsythe e a McDonald’s decidirem comprar a Tasman. Kanaan, de 23 anos, tem o perfil que o novo patrão e o patrocinador procuravam: jovem, rápido e arrojado. A rede de lanchonetes planeja usar a imagem de Tony como garoto-propaganda no Brasil. Com cara de moleque e jeito brincalhão, Kanaan tem até mais identificação com o público infantil.

mockup