Equilibrada, Série C tem apenas três equipes invictas
Brusque faz a melhor campanha entre os 20 participantes; Paysandu e Treze (PB) decepcionam
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de setembro de 2020
Brusque faz a melhor campanha entre os 20 participantes; Paysandu e Treze (PB) decepcionam
Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha 
Com mais da metade dos jogos realizados pelo primeiro turno, a Série C do Campeonato Brasileiro já tem algumas equipes que despontam em busca do acesso, enquanto outras decepcionam e terão dificuldades para fugir da zona do rebaixamento.

A melhor equipe da competição entre os 20 participantes é o Brusque. O time catarinense lidera o grupo B - chave do Londrina -, com 12 pontos e tem aproveitamento de 80%. Campeão da Série D no ano passado e finalista do Estadual de Santa Catarina, o Brusque vai confirmando o seu favoritismo para chegar à segunda fase.
Somente três equipes ainda não perderam na Série C. O Remo, terceiro colocado do grupo A, com oito pontos, soma duas vitórias e dois empates. No grupo B, o vice-líder Volta Redonda, com 11, e o terceiro colocado Criciúma, com oito, também estão invictos.
Líder da chave nas quatro primeiras rodadas, o Santa Cruz perdeu a sua primeira partida - 1 a 0 para o Vila Nova, em Goiânia - e foi ultrapassado pelo Ferroviário na classificação. As duas equipes somam 10 pontos, mas o time cearense leva vantagem no saldo de gols.
Apesar da boa campanha, o Santinha viu o técnico Itamar Schüller rescindir o seu contrato para assumir o Oeste na Série B. Marcelo Martelotte foi anunciado como o novo comandante da equipe do Arruda. O Vila fecha o G4 do grupo, com oito pontos.
A decepção da chave é o Paysandu, que foi campeão paraense em cima do rival Remo, mas que somou apenas quatro pontos em quatro jogos e ocupa o oitavo lugar. Imperatriz (MA) e Treze (PB) ainda não venceram e estão na zona do rebaixamento. No entanto, em razão de vários caos de Covid-19, os dois clubes tiveram jogos adiados e disputaram apenas três partidas cada até o momento.
Os outros dois clubes que ainda também não ganharam na Série C estão no grupo do LEC. O lanterna São Bento soma apenas um ponto, enquanto que o Boa Esporte tem dois empates e três derrotas.
O Londrina é o quinto colocado, com oito pontos, e tem a mesma pontuação do Ypiranga, que fecha o G4. Na chave, Criciúma e Tombense têm um jogo a menos e o duelo entre eles será disputado no dia 30 de setembro, em Tombos. O time mineiro tem três pontos e está em oitavo lugar.
O Tubarão teve o jogo da sexta rodada contra o Brusque adiado para o dia 1º de outubro e só volta a campo no dia 17 de setembro, quando recebe o São José (RS), no estádio do Café.
Ao final da primeira fase - serão 18 jogos para cada equipe - os quatro primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto que os dois últimos caem para a Série D.


