Entre os grandes
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
NÚCLEO POLI<br>[email protected] 

Stanislas Wawrinka, de 28 anos, escreveu ontem seu nome entre os grandes do tênis. Ao bater Rafael Nadal (1o- do mundo) na final do Aberto da Austrália, o suíço tornou-se campeão de um Grand Slam pela primeira vez. Título este que veio logo em seu debute em uma final de Major.
No jogo mais importante da vida, o suíço dominou e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-2, 3-6 e 6-3. Nadal, que tentava ser o primeiro jogador na Era Aberta (iniciada em 1968) a ganhar cada Grand Slam pelo menos duas vezes, sofreu com dores nas costas (veja mais ao lado).
Mas isso não tira o brilho da campanha de Wawrinka. Azarão no início do torneio, o suíço derrubou os dois principais cabeças de chave no caminho ao título . nas quartas de final havia passado por Novak Djokovic (2º). O último que havia conseguido tal façanha fora Sergi Bruguera, em Roland Garros, em 1993.
- É um pouco louco o que está acontecendo. Eu nunca esperava ganhar um Grand Slam. Nunca sonhei com isso, porque eu não era bom o suficiente para ganhar de caras como estes . afirmou Wawrinka.
Oitavo do ranking ao início do Aberto da Austrália,Wawrinka deu um grande salto.Hoje, aparecerá na terceira posição e tirará de Roger Federer o posto de melhor jogador da Suíça na listagem da ATP após mais de uma década. Ele será oitavo.
- Ganhar um Slam e ser número 3 é uma surpresa para mim. Mas penso que mais importante que o ranking é ganhar um Slam, pois você pode ser terceiro sem ganhar um título como este - disse o suíço, que nos 12 confrontos anteriores contra Nadal, jamais havia vencido um set.
Em quatro anos, Wawrinka foi o primeiro tenista a quebrar o domínio de títulos de Nadal,Federer,Djokovic e Andy Murray em Majors. O último fora deste grupo a levar um a taça, fora Juan Martín del Potro, no Aberto dos Estados Unidos de 2009.
Depois de tanto lutar e sofrer com decepções, Wawrinka foi coroado, pois como diz a tatuagem em seu braço esquerdo: .Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor.




