Entra em vigor a nova versão das 17 leis do futebol
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de julho de 1997
France Presse 
Uma nova versão, modernizada e mais ágil, das dezessete leis que regem o futebol entrou em vigor ontem. O propósito dessa nova versão é simplificar, agilizar e tornar mais compreensível para todos o texto das leis. A redação atual era considerada antiquada para os dias atuais.
As dezessete leis foram originalmente concebidas na cidade universitária de Cambridge em 1848 e incluídas num primeiro regulamento em 1863 pela Federação inglesa. Posteriormente foram redigidas por sir Stanley Rous em 1938.
A revisão que entrou em vigor não modifica seu conteúdo e sua essência. A nova versão inglesa é mais curta: tem 7.484 palavras em vez de 10.532, que tinha a anterior, e é fruto de dois anos de trabalho da comissão.
Os autores da versão revisada são o suíço Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral adjunto da Fifa e ex-árbitro, George Cumming, diretor de Desenvolvimento (árbitros e educação) da Federação escocesa e Ken Ridden, ex-árbitro e professor, diretor de arbitragem da Federação inglesa.
Em sua última sessão, em 1º de março passado em Belfast, o International Board (órgão da Fifa responsável pelas leis do futebol) fez as seguintes modificações no regulamento atual: possibilidade de marcar um gol diretamente com o chute inicial (lei 8); tiro livre indireto se o goleiro tocar a bola com as mãos depois de um passe de um de seus companheiros (incluindo o arremesso lateral) ou se ficar com a bola mais de 5 a 6 segundos para ganhar tempo (lei 12); o goleiro pode se mexer na linha de gol no pênalti (lei 14) e por último, é possível marcar um gol após a cobrança de um tiro de meta (lei 16).


