Encontro define Estadual 2001
PUBLICAÇÃO
domingo, 29 de outubro de 2000
Fernando Tupan De Curitiba 
A fórmula do Campeonato Paranaense de Futebol de 2001 será decidida hoje, às 15 horas, em um arbitral na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba. Na reunião, os 10 clubes decidem a melhor fórmula da competição. Existem três propostas: da FPF, dos três grandes da capital e do Clube dos 7 (reunindo os clubes do interior).
O presidente da FPF, Onaireves Rolim de Moura, fez lobby com os clubes do interior para que o regional fosse realizado nos moldes da Copa João Havelange: os times da Série Ouro jogam entre si na primeira fase e se classificam cinco. Essas equipes decidem o campeonato com os três melhores da Série A1. Essa fórmula descarta o rebaixamento.
Na quarta-feira, Moura apresentou uma proposta enxuta: campeonato em turno e returno. Para se chegar ao campeão do primeiro turno, os quatro primeiros colocados disputam um mata-mata, com o segundo turno no mesmo sistema. Os primeiros colocados também se classificam para a Copa do Brasil. Se o vencedor de ambos turnos for a mesma equipe, será campeão. Caso sejam times distintos, o campeão sai da melhor de cinco pontos.
Atlético, Coritiba e Paraná Clube também querem uma competição em dois turnos. Hoje, às 10 horas, dirigentes desses clubes se reunem para fechar detalhes da proposta. Mas o diretor de futebol, Valmor Zimmerman acredita que a competição pegaria fogo na fase final se o primeiro do turno e do returno se unissem a duas equipes com o melhor índice técnico das duas fases. Zimmerman espera convencer o presidente do Londrina, Agostinho Miguel Garrote, que ainda está indeciso e não fechou com a proposta do Clube dos 7.
Londrina, Rio Branco, Iraty, Francisco Beltrão, Batel, Malutrom e União Bandeirante são do bloco Clube dos 7, que aposta numa competição em dois turnos, se classificando seis equipes (três em cada turno). O campeão sai de um hexagonal, em turno e returno. Os dois últimos disputam a Série A1 em 2002.


