Rio - O tropeço do Palmeiras diante do rebaixado Sport aumentou ainda mais a confiança dos flamenguistas na conquista do hexacampeonato brasileiro. Há muito tempo a torcida do Rubro-Negro não se empolgava tanto com uma campanha do time no Brasileirão. Mas para tornar o sonho do título realidade o Mengão não pode cometer erros. Começando pelo jogo de hoje contra o Náutico, que briga para não ser rebaixado, em jogo que começa às 17 horas (de Brasília), nos Aflitos, no Recife.
O gramado do estádio pernambucano, talvez até mais que o Timbu, preocupa os flamenguistas. ''O campo é ruim, é complicado jogar lá. Mas temos de passar por cima de tudo para conseguirmos nossos objetivos'', declarou o zagueiro Álvaro. ''O time do Náutico é forte, determinado, e sabe jogar no campo deles, que é sempre muito difícil de atuar por causa do gramado. Mas o campeonato está muito equilibrado e não podemos vacilar agora'', afirmou o zagueiro Ronaldo Angelim, que chegou a ser dúvida, mas foi confirmado.
Para não ''vacilar'', o Flamengo terá de vencer nos Aflitos e manter o bom retrospecto recente fora de casa. Nos últimos sete jogos que disputou como visitante, o Rubro-Negro venceu três, empatou outros três e perdeu apenas um. ''Joguei duas vezes defendendo o Internacional esse ano nos Aflitos, uma pela Copa do Brasil e outra pelo Brasileirão e venci ambas. Espero outra boa atuação pelo Flamengo'', acrescentou Álvaro, que defendeu o Internacional antes de se transferir para o time carioca.
Em relação ao time que vai a campo, o técnico Andrade não contará com o volante Maldonado e o meia Fierro, que estão com a seleção chilena, e com o lateral-esquerdo Juan, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória diante do Atlético-MG. Para o lugar de Maldonado, o comandante definiu a entrada de Toró.
O problema maior se concentra na lateral-esquerda. Sem um reserva de ofício na posição, Andrade será obrigado a improvisar. O mais provável é que o lateral-direito Everton Silva atue improvisado na posição. Andrade chegou a testar Angelim na posição, mas é pouco provável que ele desfaça a eficiente dupla de zaga, que vem dando conta do recado nos últimos jogos. ''Testei o Everton Silva, o Angelim e o Gil na posição, mas ainda não defini. O importante é que sei que posso contar com todos'', avaliou o treinador Andrade.
No Timbu, todos estão conscientes que somente um resultado positivo manterá a equipe com chances de se manter na elite e não fazer companhia ao rival Sport, na Série B em 2010. ''Só podemos pensar na vitória. Não existe outro resultado. É ganhar ou ganhar'', disse o volante Derley.

mockup