Cingapura - A seleção brasileira chegou ao quarto jogo sem vitória após o título da Copa América e ficou no domingo (13) no empate em 1 a 1 com a Nigéria, em amistoso internacional disputado em Cingapura. Além da derrota para o Peru por 1 a 0, na reedição da final do torneio continental, o time comandado por Tite teve também duas igualdades contra Senegal (1 a 1) e Colômbia (2 a 2).

O técnico, porém, preferiu minimizar os resultados e elogiar o segundo tempo da seleção brasileira no duelo com a Nigéria. "No segundo tempo tivemos um bom desempenho. Tivemos posse de bola e criatividade. Não adianta ter posse de bola sem criar, mas criamos. Faltou efetividade para fazer o gol", disse Tite.

A principal experiência planejada pela comissão técnica brasileira para o amistoso teve de ser interrompida após onze minutos, com a saída de Neymar. O camisa 10 deixou a tradicional posição de atacante pelo lado esquerdo e foi deslocado para atuar no meio-campo, à frente dos volantes Casemiro e Arthur, chegando ao ataque com a bola dominada e servindo a Gabriel Jesus, Firmino e Everton.

Contudo, uma lesão na coxa esquerda logo nos primeiros minutos obrigou Tite a tirar Neymar de campo e substituí-lo por Philippe Coutinho, que não garantiu um bom ritmo à equipe. O Brasil perdeu velocidade, dinamismo e caiu de rendimento. Continuou com posse de bola amplamente superior, mas com passes sem objetividade, encontrando dificuldades para penetrar nas duas linhas de quatro jogadores nigerianos.

Assim, a Nigéria abriu o placar aos 34. Após cruzamento da direita, Simon recebeu na frente de Daniel Alves e encontrou Aribo dentro da área, que driblou Marquinhos com facilidade e acertou o canto direito de Ederson.

A vantagem parcial no amistoso em Cingapura deu confiança à Nigéria, que passou a contra-atacar com rapidez e esteve próxima do segundo gol, aos 36, após finalização de Iwobi e defesa de Ederson.

No segundo tempo, Tite tirou Everton e colocou Richarlison em campo. O treinador cobrou maior movimentação, velocidade e competitividade de seus jogadores. E, logo aos dois minutos, o Brasil chegou ao empate. Em jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Daniel Alves cruzou da direita, Marquinhos cabeceou e acertou o travessão. No rebote, Casemiro, dentro da área, mandou a bola para as redes.

A seleção cresceu e perdeu duas chances de virar o placar em jogadas aéreas. Uma aos 11, com Gabriel Jesus, e outra aos 15, com Casemiro, que acertou a trave. Na sequência, o artilheiro do Campeonato Brasileiro, o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, entrou em campo no lugar de Firmino, mas pouco produziu.

Para Tite, o resultado foi insatisfatório, mas não de todo ruim. "A seleção brasileira sempre quer vencer e busca vencer", disse. "Não quero botar muleta. Quero absorver a crítica. Tenho 30 anos [no futebol], não quero ficar falando de outras situações. Tem que ter maturidade. Estou técnico da seleção. Tem que melhorar? Tem. Resultados e desempenho", reconheceu.

O treinador aproveitou para elogiar a atuação do lateral-esquerdo Renan Lodi, do Atlético de Madrid, que estreou como titular na seleção, principalmente sob o aspecto ofensivo. "O Lodi jogou muito. Tivemos a oportunidade de ter um jogador agressivo pelos lados do campo e ter mais um no hall de jogadores da equipe", comentou.

NEYMAR

O atacante Neymar será submetido a exames mais detalhados, em Paris, para saber a gravidade da lesão na coxa esquerda que o tirou do amistoso. O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, disse que o jogador relatou um desconforto, e não uma dor aguda, mas que a descrição é pouco precisa.

A seleção voltará a campo no dia 15 de novembro, para enfrentar a Argentina, em Riad, na Arábia Saudita. O outro amistoso será no dia 19 e contra a Coreia do Sul, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.

EM CINGAPURA

BRASIL 1

Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, e Renan Lodi; Casemiro, Arthur (Fabinho) e Neymar (Philippe Coutinho); Gabriel Jesus (Paquetá), Roberto Firmino (Gabriel) e Everton (Richarlison). Técnico: Tite

NIGÉRIA 1

Uzoho (Okoye); Awaziem, Ekong, Ajayi e Collins; Ndidi, Aribo e Iwobi (Azeez); Simon (Dennis), Chukwueze (Olayinka) e Osimhen (Onuachu). Técnico: Gernot Rohr

GOLS: Aribo, aos 34 do 1º tempo; Casemiro, aos 2 do 2º

ÁRBITRO: Jansen Foo (Cingapura)

PÚBLICO: 20.385 torcedores

LOCAL: Estádio Nacional