Entre os paranaenses que disputam a edição deste ano da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba é o que vive melhor momento. Após um início de competição irregular, o Coxa chegou ao sétimo jogo seguido sem saber o que é perder. São cinco vitórias e dois empates. Os bons resultados estão refletidos na tabela: o time é o vice-líder, com 29 pontos, sendo dois de distância para o líder Bragantino. Pela 17ª rodada, o adversário será o Oeste, nesta segunda-feira (19), às 20h, na Arena Barueri.

Sem atletas suspensos, o técnico Umberto Louzer deverá repetir a equipe que entrou em campo no último jogo, na vitória sobre o Brasil de Pelotas, com Alex Muralha no gol no lugar de Wilson. O ex-defensor do Flamengo está invicto há sete duelos na meta alviverde. Por outro lado, de sete confrontos fora de casa o Coritiba tem somente uma vitória. “A única maneira de resolver isso é trabalhar. Time que quer subir também precisa ganhar fora de casa”, apontou o zagueiro Sabino em entrevista coletiva.

Em situação inversa, o Paraná Clube enfrenta péssimo momento na competição. É o décimo, com 23 pontos, e perdeu uma posição na última rodada. Acumula uma igualdade e quatro reveses nos últimos cinco jogos. O desafio desta semana será com o terceiro colocado, Atlético Goianiense, terça-feira (20), às 20h30, na Vila Capanema. O clube paranista foi derrotado de virada, por 2 a 1, para o São Bento, no sábado (17).

Já o Operário está conseguindo, aos poucos, se distanciar da zona de rebaixamento da Série B. Apesar de ter sido goleado pelo Bragantino, por 4 a 0, no fim de semana, fora de casa, a equipe se manteve na 11º posição, com 21 pontos. Com duas vitórias, duas derrotas e um empate nas últimas rodadas, o Fantasma tem pela frente o lanterna Guarani, no estádio Germano Krüger, na terça, às 19h15. Com vários retornos, o técnico Gerson Gusmão deverá promover cinco mudanças entre os titulares.