Os preparativos do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022 progrediram apesar da pandemia do coronavírus. Em todos os países do mundo, grandes eventos foram paralisados e obras monumentais foram interrompidas. Competições como Eurocopa, Copa América e Jogos Olímpicos foram adiadas para o ano que vem.

A Copa do Qatar, no entanto, segue confirmada. A construção de estádios e de toda a infraestrutura no local segue a todo vapor. E tem agradado o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que ficou "sem palavras" ao visitar o estádio estádio Al Bayt, com capacidade para 60 mil pessoas, informou a agência de notícias Reuters. Além das grandes agências mundiais, você também pode acompanhar as novidades esportivas no site https://jornal365.com.

“O Al Bayt Stadium é incrível: um verdadeiro estádio de futebol”, disse Infantino em um comunicado da FIFA. “Tem uma verdadeira sensação de futebol e um toque local. A forma de tenda torna-o verdadeiramente único e os padrões árabes no telhado são simplesmente lindos. Estou sem palavras”, disse o dirigente no documento.

De acordo com a FIFA, o estádio se encontra no estágio final da construção. O local receberá a partida de abertura da Copa do Mundo, jogos da fase de grupos, uma das quartas de final e uma semifinal. Ao todo, serão utilizados oito estádios, dos quais três já estão em pleno funcionamento.

“O Catar conseguiu continuar avançando nos últimos seis meses enquanto o mundo estava parado - desde os preparativos de infraestrutura até desenvolvimentos importantes, como as recentes reformas trabalhistas anunciadas pelo governo”, disse Infantino.

“Estou muito satisfeito com o progresso do Qatar antes do torneio.”, completou o dirigente que comanda a entidade máxima do futebol no mundo.

Ainda como preparação para a Copa do Mundo, os organizadores da competição no Qatar tem utilizado os estádios já finalizados para torneios preparatórios. Entre setembro e meados de outro, a Copa dos Campeões da Ásia utilizou alguns dos estádios que estarão no mundial.

Um exemplo disso é o Khalifa International Stadium, que sediará jogos até as oitavas de final e uma partida pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. O local tem capacidade para receber 40 mil torcedores.

Outro estádio testado na competição asiática foi o Al Janoub. Conhecido por seu design elogiado por arquitetos, o Al Janoub Stadium foi inaugurado durante a Amir Cup 2019.

Localizado na cidade de Al Wakrah, o local tem capacidade para 40 mil lugares e possui teto retrátil. Há também uma inovadora tecnologia de refrigeração do estádio para garantir sua utilização em qualquer época do ano.

Em 2022, o estádio sediará jogos até as oitavas de final. Após o torneio, a capacidade do estádio será reduzida pela metade, para 20 mil assentos.