Em vantagem, Inter vai explorar contra-ataque em Goiânia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de maio de 1999
Por Ayrton Centeno 
Porto Alegre, 18 (AE) - Com a vantagem de perder por diferença de um gol - desde que não seja por 1 x 0, o que levará a decisão para os pênaltis - e mesmo assim ficar com a vaga, o Internacional joga nesta quarta-feira, 21h40, contra o Goiás, em Goiânia, pela Copa do Brasil. Durante a semana, o técnico Paulo Autuori reproduziu nos treinamentos a situação que deverá enfrentar no estádio Serra Dourada: o adversário ataca pela necessidade e o Inter defende-se, marcando forte já no meio-campo, e responde com contra-ataques velozes.
Consciente de que o Goiás tentará fazer valer a boa estatura de seus atacantes e insistirá nas bolas alçadas sobre a área colorada, Autuori exigiu mais atenção dos zagueiros para este tipo de jogada. É algo que preocupa mais o treinador do que a pressão da torcida que deve lotar o estádio para animar o time e reverter o resultado. A idéia do Goiás acreditar-se favorito não desagradou ao técnico. Acha que o Inter pode até tirar partido deste clima. Adiantou que sua equipe entrará em campo com "humildade" e "trabalho" porque, como declarou, "quem trabalha e é humilde geralmente se dá bem".
Nos treinamentos, Autuori orientou seus jogadores a marcarem sob pressão, recuperarem a bola e responderem com rapidez, que poderão decidir a sorte do jogo. Como venceu em Porto Alegre por 1 x 0, o Inter conta com a vantagem do empate e
se fizer um gol, imporá ao Goiás a necessidade de ganhar por dois gols de diferença para ficar com a vaga.
Uma indicação de que o time não será totalmente defensivo é a manutenção do meia atacante Elivélton na lateral-esquerda, que poderá usar os vazios deixados pela subida do lateral adversário e se juntar aos homens de ataque. Também é certo que Autuori não pretende se expor demasiadamente. Tanto que escalou três jogadores de características defensivas para o meio-campo: além dos volantes Anderson e Dunga terá o paraguaio Enciso no setor.
GOIáS - Como precisa de dois gols de diferença, o Goiás não tem outra alternativa a não ser o ataque. Este foi o recado que o técnico Hélio dos Anjos passou para seus jogadores ao longo de toda a semana. Apesar disso, ele faz suspense sobre a escalação, e até admite alterar o ataque, onde no Campeonato Estadual atua com quatro atacantes (Alex, Fernando, Aloísio e Araújo). "Quero ver a escalação do Inter para só então definir o que vou fazer", diz ele. O certo é que para esta partida, o treinador terá os retornos de Josué e Túlio, que não jogaram em Porto Alegre. FICHA TÉCNICA: Goiás - Marcos; Borges Neto, Silvio Criciúma, Alvaro e Marquinhos; Josué, Túlio, Marabá e Alex (Fernandão); Aloísio e Araújo. Técnico - Hélio dos Anjos. Inter - André; Denílson, Gonçalves, Régis e Elivélton; Anderson, Dunga, Enciso e João Santos; Fabiano e Christian. Técnico - Paulo Autuori. Juiz - Jorges dos Santos Travassos (RJ) Local - Estádio Serra Dourada, Goiânia Horário - 21h40.


