A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) sorteou na quinta-feira (7), em Miami, os grupos da Copa América 2024, que será realizada nos Estados Unidos, de 20 de junho a 14 de julho. O Brasil está no Grupo D, com Colômbia, Paraguai, além do vencedor da repescagem entre Honduras e Costa Rica.

A seleção brasileira, que só enfrentará a Argentina em uma eventual final, estreia no dia 21 de junho contra Costa Rica ou Hondura, no SoFI Stadium, em Inglewood. No dia 28, o adversário será o Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas. Na última rodada da primeira fase, o Brasil encara a Colômbia no Levi's Stadium, em Santa Clara.

A Chave A, da atual campeã Argentina, contará com Peru e Chile, além do ganhador da repescagem entre Canadá e Trinidad e Tobago. A 'Albiceleste' fará o jogo de abertura do torneio contra Canadá ou Trinidad e Tobago no dia 20 de junho, em Atlanta.

O Grupo B terá México, Equador, Venezuela e Jamaica. Enquanto na Chave C estarão os anfitriões, os Estados Unidos, ao lado de Uruguai, Panamá e Bolívia.

A competição contará com 16 seleções no total, sendo dez da Conmebol (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e seis da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

As equipes da Concacaf se classificam através da Liga das Nações Concacaf 2023/24. Estados Unidos, Jamaica, México e Panamá já estão garantidos. As seleções que vão preencher as duas vagas restantes sairão de confrontos entre Canadá e Trinidad e Tobago e Costa Rica e Honduras.

Duas seleções de cada grupo avançarão às quartas de final, nas quais os classificados do Grupo A enfrentarão os do B e as seleções classificadas do C terão pela frente as do D, de modo que a Argentina não poderá enfrentar seus grandes rivais Brasil e Uruguai até uma hipotética final em Miami.

A fase de grupos será disputada de 20 de junho a 2 de julho, as quartas de final, de 4 a 6 de julho, e as semifinais, nos dias 9 e 10 de julho. O jogo que definirá o terceiro lugar será dia 13 de julho e a final está marcada para 14 de julho.

A cidade da Flórida, que vive uma febre futebolística desde que Messi desembarcou no Inter Miami neste ano, sediou o sorteio no centro de convenções James L. Knight Center, onde estiveram presentes dirigentes das mais importantes entidades do futebol, treinadores das equipes e lendas continentais. (Com France-Presse).