Em prévia, Fabiana enfrenta Isinbayeva
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Amanda Romanelli <br> Agência Estado 
Londres - Foram 40 dias de concentração total em Formia, na Itália. Nesta sexta-feira, Fabiana Murer sai do regime de dedicação exclusiva aos treinos para fazer a sua última competição antes da Olimpíada de Londres. A campeã mundial do salto com vara disputará a tradicional etapa de Mônaco da Diamond League, a partir das 14h55 (de Brasília), em uma prova que pode ser considerada uma prévia olímpica.
Fabiana estará lá, assim como Yelena Isinbayeva. A russa fará apenas a sua segunda prova na temporada ao ar livre. Por enquanto, a recordista mundial tem a marca de 4,75m, obtida em uma prova na França, dez dias atrás. A brasileira, que competiu pela última vez na etapa de Nova York da Diamond League, lá fez 4,77m, a segunda melhor marca mundial da temporada - a norte-americana Jennifer Suhr lidera com 4,83m.
Fabiana e Isinbayeva, a quem a brasileira derrotou no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, no ano passado, não se encontram desde um torneio em Zurique, na Suíça, em setembro do ano passado, após o torneio sul-coreano. Ambas saltaram 4,62m e ficaram empatadas em terceiro lugar.
A brasileira deixa claro que vai sem pressão para Mônaco, um lugar que é especial em sua trajetória. Foi lá que, após bater o recorde sul-americano em 2007, conseguiu a sua primeira grande vitória internacional e ganhou projeção no circuito de atletas top. ''Essa prova é mais para acertar detalhes, entrar no ritmo de competição e acertar as varas'', disse Fabiana, já em Mônaco, logo após participar da coletiva de imprensa junto de Yelena Isinbayeva. ''Acho que dá para melhorar meus 4,77m''.
Após o bom resultado em Nova York, depois de duas apresentações ruins nos GPs de São Paulo e do Rio de Janeiro, Fabiana afirmou ter ficado com ''vontade de competir''. Mas teve que priorizar o planejamento realizado junto com seu técnico, Elson Miranda, e o consultor Vitaly Petrov. ''Quando competi em Nova York, eu queria continuar. Meu corpo estava pedindo. Mas o objetivo é Londres''.
Cama especial
Usain Bolt seria uma das estrelas do torneio em Mônaco, mas acabou desistindo da prova (correria os 200 metros) depois de perder para Yohan Blake as disputas dos 100m e 200m na seletiva jamaicana para a Olimpíada.
O recordista mundial e campeão olímpico, que terá a difícil missão de igualar os três ouros que conquistou há quatro anos em Pequim, está tendo tratamento especial durante os treinos de aclimatação da equipe da Jamaica. O velocista ganhou uma cama especial no alojamento da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. O móvel, que tinha 1,70m, foi trocado para um de 2,13m (Bolt mede 1,94m).



