Quem olha a tabela do Campeonato Brasileiro tem a certeza que o momento do Corinthians é muito pior que o do São Paulo. No entanto, os resultados do meio de semana deixaram as águas mais tranquilas no Parque São Jorge do que no Morumbi. É neste clima que os rivais disputam o Majestoso neste domingo (29), às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Brasileiro.

Corinthians melhorou com a chegada de Ramón Díaz e faz torcida sonhar com títulos da Sul-Americana e Copa do Brasil
Corinthians melhorou com a chegada de Ramón Díaz e faz torcida sonhar com títulos da Sul-Americana e Copa do Brasil | Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Mandante do clássico, o São Paulo ainda tenta digerir a eliminação nos pênaltis para o Botafogo nas quartas de final da Libertadores. A queda dentro de casa frustrou os planos do time do técnico Luis Zubeldía de conquistar um título na temporada. Fora também da Copa do Brasil, o Tricolor é o quinto colocado do Brasileiro, a 12 pontos do líder Botafogo.

A presença na zona do rebaixamento incômoda o Corinthians, mas a melhora de rendimento após a chegada dos reforços e do técnico Ramón Díaz faz a Fiel acreditar que é questão de tempo sair lá de baixo e ainda acreditar em um título no ano. Na semifinal da Sul-Americana, onde despachou o Fortaleza com um placar de 5 a 0 no agregado das duas partidas, e também da Copa do Brasil, o Alvinegro deixou de ser um mero azarão nas duas competições.

Com 28 pontos, em 17º, o Corinthians tem a mesma pontuação do Vitória, 16º, e pode sair da zona vermelha em caso de triunfo no Majestoso. Do lado são-paulino, a vitória pode deixar a equipe no G4 e sedimentar o caminho para estar na Libertadores novamente em 2025.

Sem nenhuma outra competição no ano, o técnico Luis Zubeldía vai escalar o São Paulo com força máxima para o jogo no Mané Garrincha
Sem nenhuma outra competição no ano, o técnico Luis Zubeldía vai escalar o São Paulo com força máxima para o jogo no Mané Garrincha | Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

Sem nenhuma outra competição no ano, Zubeldía vai escalar o São Paulo com força máxima para o jogo no Mané Garrincha. O atacante Ferreira, ainda em fase final de recuperação de uma lesão muscular, ficará de fora mais uma vez.

Depois de poupar alguns titulares no meio de semana na Copa Sul-Americana, Ramón Díaz volta a escalar os principais jogadores como Matheus Bidu, Charles, Rodrigo Garro e Romero. O holandês Memphis Depay começará no banco mais uma vez no seu primeiro clássico desde que chegou ao Corinthians.

Rodada

O Palmeiras segue a sua perseguição ao líder Botafogo e entra em campo no sábado (28), às 18h30, contra o Atlético-MG, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Allianz Parque será palco do show de Eric Clapton.

O Verdão terá duas novidades na equipe. Caio Paulista retorna à lateral esquerda, após cumprir suspensão automática, enquanto que Fabinho deve ser o substituto de Richard Ríos, suspenso. O Galo deve poupar alguns titulares de olho na semifinal da Copa do Brasil, na próxima semana.

Com 53 pontos, o Palmeiras tem três a menos que o Botafogo, que também entra em campo neste sábado e enfrenta o Grêmio, às 21h, no Mané Garrincha, em Brasília. O Galo é só o nono colocado, com 36.

Os outros dois integrantes do G4 jogam no domingo. Em terceiro lugar, com 52 pontos, o Fortaleza recebe o Cuiabá, às 16h, no Castelão.

Já o Flamengo encara o Athletico, às 20h, no Maracanã. O Flamengo tenta estancar a crise após a eliminação na Libertadores e ainda se manter vivo no Brasileiro. Sem ganhar a três jogos - duas derrotas e um empate -, o rubro-negro se distanciou da ponta da competição e está na quarta colocação, com 45 pontos.

A rodada deste domingo terá ainda Juventude x Bragantino, às 11h, Atlético-GO x Fluminense, às 16h, Bahia x Criciúma, às 18h30 e Internacional x Vitória, às 18h30.

CLASSIFICAÇÃO

1º Botafogo - 56

2º Palmeiras - 53

3º Fortaleza - 52

4º Flamengo - 45

5º São Paulo - 44

6º Bahia - 42

7º Cruzeiro - 42

8º Internacional - 42

9º Atlético-MG - 36

10º Vasco - 35

11º Bragantino - 32

12º Juventude - 32

13º Criciúma - 32

14º Grêmio - 31

15º Athletico - 31

16º Vitória 28

17º Corinthians - 28

18º Fluminense - 27

19º Cuiabá - 23

20º Atlético-GO - 18