De volta a Londrina, para uma pré-temporada de treinos, o taekwondista Diogo Silva retomou ontem sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012.
O atleta deve passar um mês na cidade, onde vai definir, junto com a equipe técnica, o planejamento de toda a preparação até as Olimpíadas. O paulista, medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, morou em Londrina entre 2004 e 2008, época em que foi revelado nacionalmente no esporte.
''Toda a equipe multidisciplinar, que vai me acompanhar durante a preparação, é daqui. Depois de definir o planejamento eles vão comigo para São Caetano (SP) para continuar os treinos. Além disso, Londrina tem uma base grande de atletas de seleção e também é uma cidade muito acolhedora'', afirma Silva.
O atleta explica que durante os seis meses de treinamento para as Olimpíadas ele deve focar mais em detalhes e correção de erros, já que muita coisa foi praticada no ano passado. ''A grande massa de treinos já fizemos em 2011. Agora vamos retirar dos treinos aquilo que acertei no ano passado e acertar os detalhes e diminuir quantidade de erros, tudo evitando lesões'', afirma.
Silva também precisa dar ênfase na adaptação ao colete eletrônico, que terá que ser usado durante a competição e ainda é novidade no Brasil. ''Tem que dormir e acordar com o colete'', brinca o atleta. ''O gesto técnico modifica, pois é muito sensível e usar a força não é a melhor forma de fazer o toque'', declara.
Durante o ano, Diogo Silva terá duas oportunidades para testar a eficácia dos treinamentos. A primeira será em Las Vegas (EUA), durante o US OPEN, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Já do dia 31 de março a 1º de abril ele participa do Open da Bélgica.
Outra estratégia do treinamento do atleta é o estudo de movimentos de outros competidores da mesma categoria, de 68 kg. Principalmente Servet Tazegul, da Turquia, e Bagheri Mohammad, do Irã, que assim como Silva são considerados favoritos à conquista de medalhas nas Olimpíadas. ''Estes dois já estou estudando faz algum tempo. E todos os outros competidores da categoria do Diogo são muito fortes. É como se tivesse ele e outros dez Diogos, todos do mesmo nível'', afirma Fernando Madureira, técnico de Diogo Silva.
Aos 30 anos de idade, o taekondista encontra-se na faixa etária considerada de auge profissional nesse esporte e a expectativa é que a competição em Londres seja a oportunidade perfeita para a conquita do ouro olímpico. ''Estou em 7º no ranking mundial e conquistei a vaga pela seletiva mundial, que é a mais difícil. Por isso a expectativa é a melhor possível'', declara Silva.

mockup