Lille, França - Sem esforço, a seleção brasileira venceu o Japão na sexta-feira (10), em Lille, na França, por 3 a 1, no penúltimo jogo da equipe em 2017. Em um amistoso marcado pelo fracasso de público - 16.922 espectadores - e pela intervenção da arbitragem de vídeo, o time de Neymar e Gabriel Jesus teve muito pouco trabalho para marcar na fraca equipe japonesa treinada por Vahid Halilhodzic.

Aos oito minutos, depois de uma jogada confusa em que Fernandinho caiu na área após uma disputa com Yoshida, sem provocar reclamações, o árbitro francês Benoit Bastien paralisou o jogo e pediu o auxílio do vídeo. Parte da torcida nem mesmo entendeu por que a disputa havia parado, e a decisão do pênalti acabou resultando em uma comemoração pouco entusiasmada da torcida. Foi a primeira vez que a arbitragem de vídeo interveio na história da seleção.

Neymar, que não teve nada a ver com a polêmica, pegou a bola e converteu no canto esquerdo do goleiro Kawashima. Aos 15, em uma ação rápida na área, Neymar tocou para Jesus, que dominou mas foi abalroado por Yamaguchi. Novo pênalti, que o camisa 10 cobrou, dessa vez para a defesa de Kawashima. Mas o Japão mal teve tempo para comemorar, porque dois minutos depois Marcelo, de fora da área, acertou um chutaço no ângulo no rebote da zaga após cobrança de escanteio. Aos 35, depois de um bom arranque, Giuliano encontrou Willian na área. O meia deu um toque lateral para a ultrapassagem de Danilo, que cruzou rasteiro, na medida para Gabriel Jesus marcar na pequena área.

Tite, que já havia escalado um time misto para testar jogadores, voltou a fazer experiências enviando a campo Cássio, Diego Souza e Alex Sandro. O jogo ganhou então ainda mais a atmosfera de um treino para a equipe brasileira, a tal ponto que, em meio às alterações na equipe, o Japão descontou aos 17 do segundo tempo. Makino venceu Jemerson em cobrança de escanteio no segundo pau e, de cabeça, marcou. A seleção enfrenta na terça-feira a Inglaterra, em Wembley.

Eliminatórias
Senegal se classificou para a Copa da Rússia ao vencer por 2 a 0 a África do Sul na sexta-feira. Em jogo de ida da repescagem europeia, a Suécia fez 1 a 0 na Itália.

EM LILLE

Japão 1
Kawashima; Hiroki Sakai, Yoshida, Makino e Nagatomo; Ideguchi (Endo), Hasebe (Morioka) e Yamaguchi; Osako (Sugimoto), Kubo (Asano) e Haraguchi (Inui)
Técnico: Vahid Halilhodzic

Brasil 3
Alisson (Cássio); Danilo, Thiago Silva, Jemerson e Marcelo (Alex Sandro); Fernandinho, Casemiro e Giuliano (Renato Augusto); Willian (Taison), Neymar (Douglas Costa) e Gabriel Jesus (Diego Souza)
Técnico: Tite

Árbitro: Benoit Bastien (FRA)
Estádio: Pierre-Mauroy
Gols: Neymar, aos oito, Marcelo, aos 17, e Gabriel Jesus, aos 35 minutos do 1º tempo; Makino, aos 17 do 2º